
Por Silvia Chimello
A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), e seu vice, Téo Cusatis (PSD), participarão da primeira sessão ordinária de 2025 na Câmara Municipal de Mogi, que acontece nesta terça-feira (3). A sessão marca o início oficial dos trabalhos da nova legislatura, com a presença dos 23 vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028.
Nesse primeiro encontro oficial, promovido pela Câmara, a prefeita deverá falar sobre os seus planos de trabalho para 2025. Esse primeiro contato de “boas-vindas” é uma antiga tradição do legislativo mogiano, que no início de cada ano recebe o chefe do Executivo para falar de projeto e discutir questões de interesse da cidade.
O presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL), destaca a importância da reunião para fortalecer o relacionamento entre os poderes e reforçar o compromisso de trabalho conjunto, respeitando a independência de cada um. Ele também convidou a diretora do Fórum de Mogi das Cruzes, juíza Ana Carmem, para representar o Judiciário, na ocasião.
Farofa afirmou que as expectativas para o novo mandato são positivas. Ele ressaltou que a renovação no Legislativo foi pequena, uma vez que dos 23 vereadores, 18 foram reeleitos em 2024. Entre os cinco novos parlamentares, alguns já têm experiência na Casa, como os ex-vereadores Mauro Araújo (MDB) e Rodrigo Romão (PCdoB). A ex-prefeita Priscila Yamagami (PP) também assume uma cadeira, além dos estreantes Felipe Lintz (PL) e Johnny Fernandes da Silveira – Johnny da Inclusão (Avante).
“Temos uma Câmara madura, com vereadores experientes, que certamente estão comprometidos em trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento da cidade, priorizando sempre os interesses da população”, declarou Farofa.
O presidente da Casa, que comandará o Legislativo no biênio 2025-2026, inicia os trabalhos em 2025 prometendo uma gestão baseada no diálogo, com projetos para melhorar a acessibilidade e a segurança do prédio da Câmara, além de pautar propostas tanto do Executivo quanto dos parlamentares.
Definição das Comissões
Na sessão desta terça-feira (4), também serão apresentados os vereadores que vão compor as nove comissões permanentes da Câmara, responsáveis pela análise e encaminhamento de projetos do Executivo e de iniciativas dos próprios parlamentares.
Segundo Farofa, a composição das comissões já está praticamente definida, faltando apenas ajustes finais para a escolha dos presidentes de cada uma e do Conselho de Ética.
A apuração da Vanguarda indica que a presidência das comissões deverá ficar distribuída da seguinte forma:
- Comissão de Justiça e Redação: Iduigues Martins (PT)
- Comissão de Finanças e Orçamento: Vitor Emori (PL)
- Comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae: Johnross Jones Lima (PRD)
- Comissão de Transporte e Segurança Pública: Felipe Lintz (PL)
- Comissão de Educação: Malu Fernandes (PL)
- Comissão de Cultura, Esporte e Turismo: Bi Gêmeos (PSD)
- Comissão de Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor: Clodoaldo de Moraes (PL)
- Comissão de Saúde, Zoonoses e Bem-Estar Animal: Oto Rezende (PSD)
- Comissão de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos: Pastor Osvaldo Silva (Republicanos)
Tem ainda o Conselho de Ética que deve ser comandado por Otto Rezende (PL)
O vereador Edson Santos (PSD), eleito primeiro secretário da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, explicou que a escolha dos integrantes de cada comissão levou em conta a área de atuação e especialidade dos vereadores, garantindo representatividade para as bancadas eleitas. Segundo ele, não houve divergências e tudo foi decidido por consenso.