terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto ilustrativa (Divulgação Senado Federal)

Câmara de Mogi aprova leis que ampliam restrições ao uso de cigarros e dispositivos eletrônicos

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (29), dois projetos de lei que reforçam as restrições ao uso de cigarros e dispositivos eletrônicos na cidade. As medidas têm como objetivo ampliar a proteção à saúde pública, especialmente entre jovens, e reduzir os impactos causados pelo tabagismo e produtos semelhantes.

Um dos projetos de lei de nº 111/2025,  altera a legislação anterior ( nº 6.142/2008), que já restringia o fumo nesses locais,  para incluir os chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), como cigarros eletrônicos, vaper, pod e e-cigarette, entre outros, na lista de produtos com uso proibido em locais públicos e privados.

A proposta é de autoria do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), e dos vereadores Mauro Araújo (MDB) e Bi Gêmeos (PSD). O texto justifica a ampliação da norma com base em estudos que apontam os riscos à saúde provocados pelos cigarros eletrônicos, que contêm nicotina e outras substâncias tóxicas.

“É lamentável precisar dessa lei, mas muitos estão utilizando o cigarro eletrônico em lugar indevido”, afirmou Bi Gêmeos.
Já Mauro Araújo destacou que o projeto tem caráter preventivo: “A gente quer dar um recado pra sociedade a respeito do perigo que, infelizmente, alguns produtos com comercialização ilegal podem trazer.”

Parques municipais

O segundo projeto, PL nº 112/2025, também aprovado durante a sessão, proíbe o consumo de cigarros, charutos, narguilés e outros derivados ou não do tabaco em parques públicos de Mogi das Cruzes. A medida altera a Lei nº 7.515/2019 e obriga a fixação de placas com informações sobre a proibição, penalidades e canais de denúncia.

De acordo com os autores, a proposta busca reduzir os danos causados pela exposição à fumaça e incentivar hábitos mais saudáveis. “A prevenção e a regulamentação são formas eficazes de promover uma sociedade mais saudável”, ressaltaram os parlamentares na justificativa.

 

Publicado em: 29 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo