Foto: Diego Barbieri/ CMMC

Câmara convoca secretária de Mobilidade para explicar renovação de contrato com a Princesa do Norte

A secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Miriam Benites, foi convocada, em regime de urgência, para prestar esclarecimento sobre a notícia, dada com exclusividade pela Vanguarda, de que o prefeito Caio Cunha iria assinar a prorrogação do contrato com a empresa de ônibus Princesa do Norte por mais 10 anos sem que, sequer, o acordo atual tivesse para vencer – coisa que irá acontecer apenas em maio de 2025. A convocação é para que a chefe da pasta esteja na Casa de Leis às 10 horas desta quarta-feira, 6, na sala Dr. Sergio Nogueira.
O vereador Iduigues Martins (PT) mostrou-se indignado com o fato de os membros da CTSP (Comissão de Transporte e Segurança Pública) do Legislativo não terem sido informados sobre a ampliação do contrato. “Fiquei sabendo dessa informação pela imprensa, pelo portal da Vanguarda. Fui questionado sobre isso, mas fiquei completamente surpreso. Essa prorrogação poderia ocorrer só no ano que vem, mas há informações na imprensa de que o prefeito vai prorrogar nesta quarta-feira, 6. Estou perplexo. Ainda mais no apagar das luzes de um governo que não foi reeleito e também por ser uma prorrogação por 10 anos. Há coletivos lotados, reclamações de demora nos pontos de ônibus, entre outras queixas. É preciso uma discussão mais ampla para debater esse tema”.
José Francimário Vieira (PL), o Farofa, presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, foi outro a dizer que não foi informado. “A extensão do contrato não é ilegal, porém é uma enorme falta de respeito para com essa Casa. Nem mesmo a equipe de transição estava ciente desse assunto. Já havia acontecido isso com os serviços de coleta de lixo e os serviços funerários. No final, a pressa gerou suspeitas de irregularidades que deram brechas para questionamentos na Justiça. É muito estranha tal renovação por mais dez anos e sem a menor transparência. É um desrespeito”.
Farofa informou, ainda, que a Mesa Diretiva deve convidar o prefeito Caio Cunha para dar explicações. ´Vamos oferecer algumas datas para ele vir falar sobre esse assunto`, salientou o presidente.
Inês Paz (PSOL) também criticou. “Partindo desse prefeito, não é nenhuma surpresa. É preciso discutir com a sociedade, com a Câmara e com o Conselho [CMMU, Conselho Municipal de Mobilidade Urbana]. O prefeito não respeita nem a Câmara nem a democracia”.
O vereador Policial Maurino (Pode) foi mais um a se revoltar. “Eu sou da Comissão de Segurança e Transportes e do partido Podemos, mas não tomei conhecimento sobre esse tema. Não foram passadas informações. É importante tomar conhecimento. Afinal, estão falando em estender os serviços por mais 10 anos”.
“ Me assusta bastante um final de governo, em que estamos em processo de transição, em que a equipe está tomando pé de como anda a Prefeitura, que queira assinar a prorrogação desse contrato desse jeito. E nesse momento, em que  está se debatendo uma transição de governo, em que a Cidade de Mogi está em jogo, quem está deixando o poder tinha que ser o mais transparente possível e deixar essa Câmara Municipal informada. Esperamos que essa assinatura não aconteça. Tem mais sete meses de contrato. Não há necessidade de assinar nada amanhã, de um contrato que ainda vai levar tempo para vencer. Espero que o prefeito não cometa essa insanidade`, afirmou o vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes.
Edson Santos (PSD) também repudiou o adiamento do contrato sem debate coletivo. “É um desrespeito com a Comissão de Transportes, com a população e com a Comissão de Transição. O prefeito fala que faria uma transição transparente, mas não há nenhuma transparência”.
Mauro Yokoyama (PL) endossou a fala dos colegas parlamentares. “Na zona rural, há muita reclamação sobre o desrespeito com os horários dos ônibus. É lamentável tentar renovar esse contrato na surdina. Ainda mais que vários usuários se mostraram insatisfeitos”.

Publicado em: 5 de novembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×