terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Câmara aprova venda de imóveis ao Semae; Mauro Araújo volta a criticar projeto

Por Sabrina Pacca

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 133/2025, de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que autoriza a alienação, por meio de venda, de dois terrenos ao Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). O vereador Mauro Araújo voltou a criticar a ideia, mas votou à favor. O parlamentar afirmou que o “Semae não é caixa eletrônico para dar dinheiro para a Prefeitura”.

De acordo com o texto aprovado, os imóveis serão destinados à instalação da nova sede administrativa e do novo almoxarifado do Semae. Um deles fica na Rua Pedro Genovês, 90, no distrito de César de Souza, com área total de 35.781,69 m², e o outro na Avenida Maria José Bechelli Batalha, 259, no Núcleo Industrial Vereador Alcides Celestino Filho, com área de 5.002,00 m².

Na justificativa do projeto, a prefeita Mara Bertaiolli destacou que a medida atende ao crescimento das demandas por saneamento básico e amplia as responsabilidades da autarquia, exigindo maior capacidade técnica, administrativa e operacional. O valor a ser pago pelo Semae será definido pela Comissão Municipal Permanente de Avaliação e Reavaliação (CEPAR), da Secretaria Municipal de Finanças, podendo ser reavaliado na data da efetivação da compra, conforme as condições de mercado.

O projeto foi aprovado com uma emenda modificativa apresentada pelo próprio Executivo, que atualizou os valores dos imóveis. A vereadora Inês Paz (PSOL) também apresentou uma emenda para dar mais transparência à proposta, que foi igualmente aprovada.

Mesmo com o resultado favorável, Mauro Araújo voltou a alertar para a forma como o Executivo vem tratando o patrimônio público e para a utilização do Semae em operações financeiras da Prefeitura. “A gente tem que tomar um pouco de cuidado. O Semae não é o caixa eletrônico da Prefeitura. A gente viu, nos dois últimos mandatos, alguns prefeitos, tanto no governo Marcos Mello, como no governo Caio Cunha, principalmente na reta final, o Semae socorrendo as contas públicas e não pode acontecer mais isso”, afirmou.

 

Publicado em: 12 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo