
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão desta quarta-feira (12), o Projeto de Lei nº 167/2025, de autoria do vereador Mauro Araújo (MDB), que autoriza a Prefeitura a conceder sensores digitais de glicose a pessoas com diabetes tipo 1. A medida deve beneficiar cerca de mil pacientes na cidade.
O equipamento faz o monitoramento contínuo dos níveis de glicose, permitindo um controle mais preciso da doença, com menos punções nos dedos e mais segurança no tratamento. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde implantar o programa e definir os critérios para a entrega dos sensores.
O vereador destacou que a prefeita Mara Bertaiolli (PL) “entendeu a necessidade da proposta” e que a aprovação representa “um primeiro passo para que todos os pacientes com diabetes tipo 1 tenham acesso ao equipamento”. A lei entrará em vigor 60 dias após a publicação e marca o início da implantação dessa nova política pública de saúde em Mogi.
Mauro Araújo disse que o deputado estadual Jorge Caruso (MDB) enviará emenda parlamentar para que o Projeto de Lei n.º 167/2025 seja cumprido. “O deputado Caruso enviará recursos para Mogi. O deputado Baleia Rossi [deputado federal-MDB/SP] também está estudando nosso pedido. Na próxima sexta-feira [14 de novembro] será comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Por isso, esta conquista é muito importante neste momento. Tenho certeza de que os aparelhos serão distribuídos com muita responsabilidade”, disse o vereador Mauro Araújo.














