Foi aprovada, na sessão ordinária desta terça-feira (17), a Moção 81/2024, pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. O documento expressou repúdio do Legislativo à empresa Peralta Ambiental, responsável pela coleta de lixo da cidade. De acordo com o texto, a empresa tentou obstruir o trabalho da Comissão Especial de Inquérito – CEI, que fiscaliza possíveis irregularidades nos contratos da coleta de lixo. A iniciativa foi de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT), Inês Paz (PSOL), Marcelo Brás (REP) e Zé Luiz (PL).
Os parlamentares citaram os fatos ocorridos no último dia dez de setembro, quando os membros da CEI junto a um jornalista e um fotógrafo da Câmara, se dirigiram ao galpão da Peralta Ambiental, com o objetivo de verificar o cumprimento do contrato firmado entre o Consórcio Mogi Limpa, do qual a Peralta faz parte, e a Prefeitura de Mogi das Cruzes;
´Logo no início da fiscalização, o grupo foi impedido de realizar registros fotográficos das condições do galpão por ordem expressa do Senhor Rodrigo Gonçalves, que se apresentou como diretor da Peralta Ambiental e afirmou que as fotos só poderiam ser tiradas mediante sua autorização, além da presença de muitos seguranças armados no local, com o claro intuito de intimidar e inibir a ação fiscalizadora da comissão. Mas a CEI vai continuar e vamos até o fim`, afirmou o presidente da Comissão, vereador Iduigues.
Os autores da Moção de repúdio também pontuaram que durante a vistoria, o presidente da CEI foi alvo de empurrões, agressões verbais e ameaças diretas como a frase proferida pelo senhor Rodrigo Gonçalves. Justamente por isso, ele deverá registrar um boletim de ocorrência nos próximos dias.
Veja a entrevista do vereador à Vanguarda: