
Em sessão ordinária nesta quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei, de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que ratifica convênio entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O acordo garantirá um repasse de R$ 40 mil para a cidade.
Os recursos serão destinados à aquisição de materiais e serviços para instalação de sistema de irrigação automatizada em viveiro, a fim de beneficiar o Mercado do Produtor Minor Harada, na Vila Nova Mogilar, onde são comercializados boa parte da produção local.
A iniciativa faz parte da política pública “Cidadania no Campo 2030” e visa promover o desenvolvimento rural sustentável no Município.
Com a automação da irrigação, será possível ajustar a quantidade de água conforme fatores como temperatura, umidade e luz, garantindo maior eficiência no uso dos recursos naturais. Entre os benefícios esperados estão:
-Maior produtividade: cultivo otimizado, garantindo que as plantas recebam a quantidade ideal de nutrientes e água.
– Melhoria na qualidade: redução de danos causados por pragas e doenças
-Redução de custos: automação de tarefas como controle de temperatura, umidade e irrigação.
-Economia de recursos: menor consumo de água e energia, além da diminuição da necessidade de mão de obra.
O projeto também autoriza a Prefeitura a realizar ajustes para a execução do convênio, incluindo a assinatura de termos aditivos e a abertura de créditos adicionais, se necessário.