terça, 20 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Calor extremo exige medidas de economia de água; alguns bairros de Mogi já sentem efeito do mau uso

Por Sabrina Pacca

O aumento das temperaturas nos meses de calor intenso acende um alerta para o consumo consciente de água. Em Mogi das Cruzes, alguns bairros já sentem os impactos do alta demanda e do mau uso do recurso. É o caso do Botujuru, Vila São Paulo e Vila Suíssa, por exemplo, onde os moradores reclamam nas redes sociais que ao final da tarde e começo da noite já está faltando água nas torneiras. Na semana passada, esse problema foi latente.

O Semae informou que, na segunda-feira passada, houve uma queda brusca no nível dos reservatórios que distribuem água para o Botujuru e a Vila Suíssa, e foi necessário desligar a distribuição por algumas horas para recuperação dos níveis. O sistema que abastece os dois reservatórios foi religado no dia seguinte, mas o caso poderá se repetir se o consumo continuar demasiado.

 

´Com a atual onda de calor, houve um aumento do consumo de água, o que afeta o volume nos reservatórios, retarda a recuperação dos níveis para distribuição e impacta o abastecimento, que fica instável e intermitente`, explicou a nota oficial encaminhada pela Prefeitura à reportagem da Vanguarda.

Durante os períodos mais quentes, o consumo de água tende a aumentar significativamente. A busca por hidratação constante, o aumento das atividades ao ar livre e o uso de sistemas de resfriamento, como ventiladores e aparelhos de ar condicionado, intensificam a demanda. Além disso, muitas famílias tendem a aumentar o tempo de utilização de chuveiros e a irrigação de jardins, atividades que também exigem grandes volumes de água.

O Semae informa que com medidas simples, é possível fazer todas as tarefas do dia a dia com menos água e assim contribuir com o nível dos reservatórios e com o meio ambiente.

A autarquia lembra que o chuveiro é considerado um dos principais meios de desperdício. Durante o banho, desligá-lo enquanto se ensaboa o corpo pode representar uma redução de 80 litros de água consumida, dependendo do tempo de banho. Em um mês, são 2,4 mil litros de água (por pessoa) que deixam de ir desnecessariamente para o ralo.

Cinco minutos de torneira aberta na pia da cozinha, do banheiro ou no tanque consomem cerca de 50 litros (considerando uma vazão de 10 litros por minuto).

Outras recomendações são fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer lavagens de roupas sempre com a máquina cheia (apenas quando tiver carga suficiente para completá-la) e evitar deixar a torneira pingando, além de identificar e reparar possíveis vazamentos internos.

Caixa d’água
O Semae reitera ainda a orientação para quem ainda não tem caixa d’água que providencie a instalação de um reservatório no imóvel, o que é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água pela rede.

Dicas para economizar água:
•    Tome banhos de, no máximo, 5 minutos, e feche o chuveiro enquanto se ensaboa;
•    Feche a torneira enquanto escova os dentes (ou, melhor ainda, use um copo com água);
•    Se utiliza máquina de lavar, faça isso com o equipamento cheio (apenas quando tiver carga suficiente para completá-lo)
•    Feche a torneira ao ensaboar as louças;
•    Evite utilizar a mangueira para lavagem de veículos. Opte pelo balde;
•    Evite a mangueira para regar plantas. Use regador;
•    Não use mangueira para limpeza de calçada. Utilize vassoura;
•    Sempre que possível, reutilize água (a água que sai da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar quintal, banheiro, calçada etc.);
•    Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
•    Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos.
A economia de água deve ser encarada como uma prioridade, especialmente durante o calor intenso. Além de preservar os recursos naturais, garantir o uso consciente da água é essencial para enfrentar a crise hídrica que já afeta diversas partes da nossa Região.

Publicado em: 24 de fevereiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo