
Por Maria Salas
A comunidade católica do distrito do Botujuru, em Mogi das Cruzes, já vive o clima de fé e devoção com a chegada da 34ª Festa do Divino Espírito Santo, promovida pela Paróquia da Sagrada Família. Com o tema “Divino Espírito Santo, iluminai-nos como peregrinos da fé e da esperança”, a festividade é um dos eventos religiosos mais tradicionais do bairro.
A celebração, que tem início nesta quinta-feira (4), segue até o dia 13 de julho, reunindo fiéis, famílias e visitantes em uma programação intensa de fé, oração e confraternização, organizada pelo padre Thiago Cosmo, pároco da igreja.
A abertura oficial ocorre às 18h30, com a presença dos Festeiros Sérgio Souza Assunção e Cristiane Inácio Assunção e dos Capitães de mastro Paulo Leite Benfica e Roseli Silveira Souza Benfica. Às 19h30, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo pároco padre Thiago Cosmo, na igreja localizada na Rua do Rosário, 331 – Vila São Paulo.
A programação religiosa conta com missas diárias celebradas por diversos padres convidados da Diocese de Mogi (veja quadro abaixo).
No dia 13 de julho (sábado), último dia da Festa do Divino, a programação será ainda mais especial e intensa, com Alvorada, às 6 horas; almoço com o tradicional afogado (os convites estão à venda na secretaria da paróquia), das 12 horas às 13h30; Procissão do Divino, às 17 horas, e a Missa de Encerramento, às 18h30, presidida pelo padre Rafael Belinato.
Tradição viva na comunidade
Para o pároco da igreja, padre Thiago Cosmo, a Festa do Divino em Mogi das Cruzes é um forte sinal da fé enraizada nas comunidades da Cidade e seu povo. “A devoção ao Divino Espírito Santo se mantém viva nas várias paróquias da Cidade por causa dos seus fiéis. É um grande fenômeno, o Divino foi muito bem acolhido, que criou raízes na cultura e, sobretudo, na fé do nosso povo”, destaca o sacerdote.
Ele explica que, embora a celebração do Divino costume ocorrer no período de Pentecostes, muitas paróquias realizam suas festas em outras datas, de acordo com as possibilidades locais. “Aqui no Botujuru estamos na 34ª edição da festa, o que mostra o quanto ela perdura e movimenta toda a comunidade. Levamos a bandeira do Divino às escolas, rezamos nas casas e celebramos nas igrejas da região”, explica.
Além da expressão religiosa, a festa tem papel fundamental na sustentação das atividades da paróquia. “A arrecadação é revertida para a manutenção estrutural, ações pastorais, catequese, caridade e serviços de evangelização”, afirma.
Quermesse e atrações culturais
A tradicional quermesse acompanha a programação religiosa e será realizada nos dias 4, 5, 6 e 8, e no fim de semana seguinte, dias 11, 12 e 13 de julho. Neste ano, o espaço foi reformado e ganhou melhorias no pátio e nas barracas.
A novidade é a programação cultural, com música ao vivo, apresentações de violeiros e cantores da região, valorizando a cultura caipira e regional, fortemente ligada às origens da Festa do Divino.
“Além da espiritualidade, a festa se tornou um importante momento de encontro da comunidade. A quermesse tem sido um ponto forte de convivência entre os moradores e visitantes, e este ano estamos ainda mais preparados para acolher todos com alegria”, conclui o padre Thiago.
A festa é considerada uma das mais importantes expressões de fé do Alto Tietê e mobiliza dezenas de voluntários da paróquia e da comunidade local.
Programação das Missas
Dia 5 (sábado) – Missa às 18h30 com o padre Carmine Mosca
Dia 6 (domingo) – Missa às 18h com o padre César Augusto
Dia 7 (segunda-feira) – Missa às 19h30 com o padre Rogério Oliveira
Dia 8 (terça-feira) – Missa às 19h30 com o padre Victor Moreira
Dia 9 (quarta-feira) – Missa às 19h30 com o padre Sidnei Quenji
Dia 10 (quinta-feira) – Missa às 19h30 com o padre Emanuel de Lima
Dia 11 (sexta-feira) – Missa às 19h30 com o padre Ulisses Ramos
Dia 12 (sábado) – Missa às 18h30 com o padre Camilo Júnior
Dia 13 (domingo) – Missa às 18h30 com o padre Rafael Belinato


















