sábado, 07 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Bloco Combuca da Judite desfila neste sábado (7) em Mogi com maracatu e artes circenses

Por Maria Salas

O Bloco Combuca da Judite volta a colorir e a ganhar as ruas de Mogi das Cruzes neste sábado (7), em clima de pré-carnaval. Idealizado por Vander Leonardo de Morais, o grupo convida os foliões a se concentrarem a partir das 17h30, em frente ao Centro Cultural de Mogi, na região central da cidade. O início do percurso está marcado para as 20 horas e promete, mais uma vez, seguir com uma tradição que já atravessa mais de uma década no Carnaval da Cidade. O evento é aberto para o público em geral, de todas as idades.

O desfile segue até 21h30, com trajeto pela Rua Dr. Paulo Frontin, descendo pela Rua Dr. Deodato Wertheimer e depois sobe a Rua Dr. Flaviano de Melo, com encerramento em frente ao bar Grow, que preparou uma programação especial não apenas para este dia, mas também para os próximos dias de folia.

“Ao longo do percurso, o Combuca da Judite vai reverenciar o Maracatu de Baque Virado de Pernambuco, da etnia Nagô, em um encontro de batuqueiros apaixonados pela tradição e pela sonoridade, acompanhados por artistas circenses que promovem intervenções divertidas e vibrantes. Entusiastas que exibem diferentes linguagens, como malabarismo, equilibrismo e acrobacia. Vamos transformar o desfile em um momento mágico de encantamento e expressão cultural”, destaca Vander. A receita, de acordo com ele, é a fusão de linguagens artísticas que a Cia compartilhas em seus espetáculos e performances que ocorrem nas diversas comunidades periféricas de diversas regiões do Brasil.

A origem do bloco carrega uma história pessoal e simbólica. Vander conta que a ideia nasceu a partir de uma decisão ousada: investir a rescisão de um trabalho na compra de uma Kombi, veículo que se transformaria em palco itinerante, carro de som e símbolo do bloco. “Foi quando percebi que podia unir três grandes paixões: a arte, a Kombi e a inclusão social”, relembra o idealizador.

Desde então, o Combuca da Judite se tornou muito mais do que um bloco carnavalesco. É um espaço de encontro, diversidade e pertencimento, que valoriza artistas locais, incentiva a participação popular e ocupa as ruas com alegria e respeito. Ao longo de mais de uma década, o bloco ajudou a formar público, inspirou novas iniciativas e acompanhou o crescimento do carnaval de rua em Mogi das Cruzes.

Para Vander, ver o bloco completar 11 anos é motivo de orgulho e resistência cultural. “O carnaval de rua é sobre ocupar espaços, criar vínculos e celebrar quem somos. O Combuca nasceu assim e segue assim”, afirma.

O Centro Cultural está localizado na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 – Centro.

Publicado em: 5 de fevereiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo