quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Maurício Noro

BikeCine leva cinema sustentável a Mogi e Guararema com sessões gratuitas nesta sexta e sábado

Mogi das Cruzes e Guararema recebem mais uma vez o BikeCine, cinema que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da EDP, as sessões gratuitas e ao ar livre acontecem nesta sexta-feira (26), em Mogi das Cruzes, e sábado (27), em Guararema. Os filmes exibidos contam com recursos de acessibilidade. Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/ e também por distribuição presencial no local, uma hora antes do evento.

A programação na duas cidades inicia com sessão de curtas, depois exibe filme de longa-metragem. Em Mogi das Cruzes, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, o Hugão, será exibido “Auto da Compadecida 2”, que narra a continuidade da celebrada saga de João Grilo e Chicó. Em Guararema, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, “Divertida-mente 2″, a sequência da cativante animação da Disney Pixar, agora com Riley num salto temporal, passando pela temida pré-adolescência.

No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodados na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público. É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso do BikeCine pensando especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. 

A tecnologia também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

O BikeCine une o amor pelo cinema com bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte juntos. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, apresentando cerca de 71 sessões para 10.055 pessoas. 

Como funciona a energia do BikeCine
Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, no BikeCine toda a eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir das pedaladas do público nas estações de bicicletas. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizado apenas energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.

A energia das pedaladas se transforma em energia elétrica, pela cinética gerada dos movimentos do pedal. O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.

 “O projeto reúne pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria retornar com o BikeCine à Mogi das Cruzes e Guararema, com ele queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é estimulado a refletir sobre o consumo energético, além da colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha o coordenador geral e idealizador do BikeCine, Marco Costa.

O projeto Festival BikeCine em Mogi das Cruzes e Guararema foi viabilizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da EDP, apoio do Instituto Criarte, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Prefeitura de Guararema e produção BikeCine.

 

 



Publicado em: 26 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo