
Por Maria Salas
Pensar sobre a própria vida, rever escolhas e enxergar novas possibilidades nem sempre é fácil, e nem todo mundo tem com quem conversar sobre isso. É justamente para preencher esse espaço que nasceu o podcast “Pense Comigo com Bia Lobo”, lançado recentemente no YouTube (http://www.youtube.com/@pensecomigocombialobo).
Psicóloga, educadora e referência nacional na área de gestão universitária, Maria Beatriz Lobo, a Bia Lobo, transforma sua experiência de décadas em uma conversa direta, acolhedora e profunda com o público. Com uma trajetória marcada pela escuta atenta, pela reflexão e pelo compromisso com o desenvolvimento humano, Bia Lobo resgata, por meio do projeto, uma ideia nascida há mais de duas décadas no rádio. A proposta é ampliar o acesso a reflexões sobre vida, amor, relações e cotidiano, sempre convidando o público a pensar junto, mas a decidir por si. Nesta entrevista, ela conta como o projeto ganhou forma, fala sobre sua missão de vida, os temas abordados no podcast e revela a mulher por trás da profissional reconhecida.
Confira a entrrevista:

Vanguarda Alto Tietê: No dia 16 de dezembro, foi lançado no YouTube o podcast “Pense Comigo com Bia Lobo”. Como nasceu essa ideia? Houve algum momento ou necessidade específica que despertou esse projeto?
Bia Lobo: Na verdade, o Pense Comigo com Bia Lobo nasceu há mais de 20 anos dentro de um programa de rádio do querido amigo Gil Fuentes e já partia da mesma ideia de ser uma prestação de serviços, buscando alcançar pessoas que não tinham acesso a análises e formas diferentes de abordar assuntos de sua vida cotidiana, porque nem todo mundo pode fazer terapia, ou tem em seu entorno pessoas com formação e experiência para trazer novas visões e ajudar pessoas a tomar decisões, ou rever seus conceitos. Era um programa semanal de uma hora, em que eu, como agora, escolhia um tema e falava sobre ele, sempre levando em conta questões e perguntas que ajudassem a pessoa a refletir sobre a vida e os relacionamentos. O bordão “pense comigo, mas decida por você”, se mantém no podcast e todos os propósitos também.
Vanguarda: Quais temas são abordados no podcast?
Bia Lobo: O nome completo do Podcast é Pense Comigo com Bia Lobo: Vida, Amor e Cotidiano para Mulheres 30+, porque esse sempre foi meu “público”, mas certamente homens e pessoas de todas as idades vão se beneficiar muito com os temas, porque acaba envolvendo a vida das pessoas em geral. Entretanto, eu sei que são mais as mulheres e dessa faixa etária as que mais divulgam e encaminham os conteúdos para quem elas acham necessário que assista e reflita sobre o que está sendo dito.
Os temas são variados e atendem a um largo espectro que vai desde questões de relacionamento familiar, amoroso, no trabalho, passando por temas gerais da psicologia e do comportamento humano (como sentimentos – como inveja, ciúmes, traição, etc – e por competências como liderança, solução de conflitos etc), e também os temas gerais de educação, saúde mental e do comportamento da sociedade.
O Pense Comigo é uma extensão do que sempre fiz na vida: as pessoas vêm até mim para desabafar, ouvir minha opinião, pedir conselhos (isso sempre ocorreu comigo desde mocinha) e eu tento abordar o problema de forma que a pessoa olhe para os pontos obscuros e também o lado positivo de cada coisa e costumo fazer perguntas que ajudam a direcionar a pessoa para soluções, buscando as mais acertadas possíveis. Faço isso nos atendimentos, mas faço isso na família, com amigos e colegas que acreditam e confiam em mim, assim como com gente que eu nunca vi e que se aproxima de mim nos mais diferentes locais e situações falando comigo de suas vidas e problemas.
Vanguarda: Você acredita que o podcast é uma ferramenta para ajudar as pessoas a refletirem melhor sobre seus próprios desafios e emoções? Qual é a principal mensagem que deseja transmitir ao público?
Bia Lobo: Acredito demais! Tenho certeza que essa é minha missão na vida. A escolha da formação em Psicologia e meu trabalho como educadora acabaram sendo ferramentas importantes para conhecer muita gente e desenvolver técnicas de análise e orientação. E meu marido, Roberto, que me acompanha em tudo, sempre diz que eu “nasci para isso” e que mais pessoas deveriam ter acesso a essas abordagens, por isso ele sempre defendeu e me apoiou para que eu ampliasse minha atuação. Com as redes sociais, isso ficou muito mais viável. Durante a pandemia, por exemplo, o Willy Damasceno, querido amigo que se foi tão de repente, fazia comigo lives semanais de uma hora sobre qualquer assunto que vinha à cabeça dele, e me dizia que eu era muito diferente, que tinha uma facilidade enorme de falar de forma clara, inteligente e que alcançava as pessoas sem risco de melindres, ou mágoas. Acho que tudo isso ajudou a firmar nossa convicção de que o Projeto do Pense Comigo seria viável nas redes sociais.
Em junho estivemos em New York, visitando amigos queridos, e Roberto falou para o Eduardo Mace (um gênio da gestão, da tecnologia e do marketing digital com quem também trabalhamos quando morávamos em Boston), o que ele imaginava para mim, e o Eduardo gostou tanto que abraçou esse projeto de prestação de serviços como parceiro e sem ele nada disso seria possível.
Eu faço e decido tudo relativo a conteúdo (sempre conversando com Roberto que me ajuda demais) e o Eduardo é quem gere a parte técnica lá de NY para fazer o canal acontecer!
Vanguarda: Quais plataformas o público poderá acessar para acompanhar o programa?
Bia Lobo: Já há dez episódios disponíveis no canal Pense Comigo com Bia Lobo, no YouTube (http://www.youtube.com/@pensecomigocombialobo). O primeiro fala do Podcast e um pouco da minha vida. Há outros que abordam temas como: “O que é ser bem sucedido?”, “Filho não é Hóspede!”, “Beleza não põe mesa!”, “Relacionamentos amorosos felizes”, “10 mandamentos para formar um delinquente”, “o perfil do lider e como reconhecê-lo”, “Saúde Mental: o que precisamos saber” e assim por diante. É só acessar o canal, se inscrever e acionar o sininho para receber notificação dos próximos episódios e pode comentar o que achou. Daqui a algum tempo estará disponível em todas aas plataformas de áudio e vídeo. Também tem o website de suporte ao podcast (www.bialobo.com.br), onde, além dos episódios, é possível encontrar a linha da minha vida.
Vanguarda: Como funciona o formato do podcast? São episódios solo, com convidados, entrevistas ou reflexões guiadas?
Bia Lobo: A decisão inicial foi começar com episódios solo na ideia do Pense Comigo em formato para o YouTube, mas, com o tempo e a repercussão, vamos caminhando para chegar a episódios mais longos e completos. Vamos chegar às lives, e, quando tiver consistência, podemos pensar em entrevistas também. O formato é mesmo de uma conversa, mesmo que a pessoa não possa me responder na hora, mas tem o tratamento intimo, a leveza e ao mesmo tempo a profundidade que devem tocar as pessoas.
Vanguarda: Com que periodicidade os episódios vão ao ar?
Bia Lobo: Além dos já postados, toda terça-feira, às 11h, teremos episódios novos. E já temos temas para mais de 100 episódios, porque assunto não falta! Dá até para maratonar!
Vanguarda: Onde os episódios são gravados e de que forma o público pode participar do podcast?
Bia Lobo: Montamos inicialmente um cenário no meu escritório para os episódios solos, e, claro, que vamos aprimorando os episódios para que as pessoas se sintam cada vez mais próximas, como se estivessem conversando comigo na sala deles, ou de qualquer outro lugar. Eu sempre peço para que o público mande sugestões e conte suas histórias para eu analisar, porque as que forem compatíveis com os temas que vamos tratar, eu posso trazer a análise no Podcast, preservando sempre, é claro, a privacidade e o nome da pessoa. A pergunta pode ser também enviada para o e-mail (profbialobo@gmail.com).
Vanguarda: Falamos bastante do projeto, tem muita gente que já te conhece, mas quem é a paulistana Maria Beatriz Lobo, a Bia Lobo, por trás desse podcast, para além dos títulos profissionais?
Bia Lobo: A Maria Beatriz Lobo (que já foi Baía, professora Beatriz, Beatriz, Bia e agora mais do que nunca Bia Lobo) é uma mulher extremamente ativa, multitarefas, extremamente organizada e planejadora, que se interessa pelos mais diversos assuntos, que passou por muitas coisas boas e outras muito difíceis, mas que tem uma vida feliz e que contribui como pode para ver a sociedade e o país progredirem. Também é alguém que acredita profundamente e sempre no amor, em todas as suas expressões. As experiências importantes e marcantes ao longo da vida não tiraram seu entusiasmo, a alegria de viver, sua preocupação com as pessoas e o cuidado necessário com quem está em sofrimento.
Vanguarda: Como você se define hoje, do ponto de vista pessoal? Poderia falar sobre sua vida familiar – estado civil, filhos e netos – e como essas relações fazem parte da sua trajetória?
Bia Lobo: Sou casadíssima há quase 30 anos com o amor da minha vida, meu parceiro em tudo, a pessoa que eu mais admiro no mundo, meu marido, Roberto Lobo. Tenho um filho único de meu primeiro casamento, Thiago Melo, que se casou com a Grazi, e que nos deu dois netos amados (João e José). Tenho também três enteados queridos, filhos de Roberto (Beto, Ricardo e Cadu), que nos deram cinco netos (Eduardo, Luísa, José Roberto, Laura e Bernardo) e as noras (Hanna, Rita e Bárbara). São muito bacanas conosco e quando podemos estar juntos é muita alegria, muita risada, muita troca e muito carinho!
Vanguarda: Quais são os próximos passos do Pense Comigo com Bia Lobo?
Bia Lobo: Chegarmos a mais pessoas que gostam ou precisam ouvir o que tratamos lá: esse é o objetivo que perseguimos.
Sabemos que os conteúdos de hoje na internet, em grande maioria, não são profundos ou mesmo educativos. Tem muita piada, muita exposição, muita venda de produto, muita polêmica política e muita gente afirmando com absoluta certeza que tudo que fazemos (na saúde em especial) está errado. Poucos de fato querem que você cresça, se desenvolva e encontre seus próprios caminhos, porque cada pessoa é um universo em si e nada serve para todos. Eu sempre digo que o que eu trago pode reafirmar o que a pessoa já pensa, ou trazer pontos novos para reflexão, ou servir para alguém que a pessoa goste.
Com isso, podemos chegar cada vez mais longe. Quero que pensem comigo, mas decidam pela própria cabeça!














