
Silvia Chimello
O Banco do Povo de Mogi das Cruzes registrou um aumento na liberação de crédito durante o primeiro semestre de 2025, totalizando R$ 603.145,57. O valor representa um crescimento de mais de 42% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram autorizados R$ 422.965,45 em financiamentos para investidores da Cidade
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, após solicitação feita pela reportagem da Vanguarda. De acordo com a pasta, apesar de ter sido constatado aumemto nos valores no volume financeiro concedido nos primeiros seis meses deste ano, a procura pelos serviços da unidade se manteve estável.
Vinculado ao governo do Estado e operado no município pela administração municipal, o Banco do Povo oferece linhas de crédito com taxas de juros que variam entre 0,35% e 1% ao mês – valores abaixo dos praticados pelas instituições financeiras tradicionais.
O objetivo é fomentar o empreendedorismo local, oferecendo recursos acessíveis para quem deseja iniciar ou expandir um pequeno negócio. Para ter acesso aos recursos, os interessados devem atender a alguns requisitos básicos: ser empreendedor em Mogi das Cruzes; não possuir restrições financeiras; e realizar o curso do Sebrae, que capacita os investidores para uma melhor gestão de seus negócios.
A Secretaria de Desenvolvimento ressalta que as linhas de crédito do Banco do Povo são destinadas a diversos setores, incluindo: empreendedores informais (pessoas físicas), produtores rurais (com ou sem CNPJ) e empreendedores formais, como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).














