
A Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária de Suzano discutirá com a população o Plano Plurianual (PPA), referente ao quadriênio 2026-2029, durante audiência pública nesta sexta-feira (8), às 18 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista). O objetivo é fortalecer a democratização em torno das prioridades orçamentárias e garantir a transparência nas decisões sobre o futuro da cidade.
A proposta da administração municipal é reunir ideias e sugerir ações que reflitam as necessidades da população, alinhadas ao planejamento de longo prazo. Com a contribuição dos cidadãos, o instrumento definirá as diretrizes da gestão, sendo construído com base no plano de governo do prefeito Pedro Ishi. As sugestões poderão integrar o projeto de lei que será entregue à Camara neste mês.
O documento será responsável pela orientação das políticas públicas que vêm pela frente, amparando as intervenções que poderão melhorar a qualidade de vida da população nos quatro cantos da cidade. Por isso, a mobilização de todos pode fazer a diferença para as escolhas a serem feitas para execução dos serviços municipais.
No primeiro trimestre deste ano, a pasta abriu a possibilidade para contribuições de forma on-line, por meio do site da Prefeitura de Suzano, quando foram recebidas sugestões para as áreas de saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social, segurança, esporte, cultura, serviços urbanos e meio ambiente.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Orçamentária, Denis Watanabe, destacou que esta é uma etapa fundamental do trabalho que envolve a administração pública. “O PPA é o principal documento que orienta as políticas públicas ao longo de quatro anos. Por isso, é importante que a população tenha voz ativa na definição dessas prioridades. A audiência se mostra uma oportunidade importante para que todos possam contribuir de forma direta para a construção do futuro de Suzano”, afirmou o titular da pasta.