Foto: Divulgação/ PMMC

Assistência Social promove encontro sobre situações comportamentais de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (16/10) um encontro de capacitação geral para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltados para crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos, bem como para os Centros de Referência e de Referência Especializada de Assistência Social – CRAS E CREAS. Participaram do encontro as coordenações dos serviços e equipamentos, equipe técnica e educadores sociais.

O encontro faz parte de um ciclo, cujo objetivo é aproximar os atores da rede, fortalecer a troca de informações, alinhar fluxos e, assim, qualificar o serviço. As reuniões também têm como proposta refletir sobre desafios, motivações e a qualificação tanto da rede de unidades de SCFV, unidades do CRAS e CREAS, quanto de cada profissional que nela atua.

A reunião desta quarta-feira contou com uma apresentação da equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), sobre a estrutura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Mogi das Cruzes, o trabalho do Centro e esclarecimentos sobre os comportamentos infantis e transtornos mentais, bem como o público para atuação da equipe do CAPSI. Também foram passadas orientações sobre como atuar em situações de crise ou de comportamentos infantis que necessitem de intervenção das equipes dos SCFV.

O SCFV é um serviço público de Assistência Social, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado no CRAS e no CREAS. É realizado por organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura, que recebem recurso financeiro do município e do governo federal e são monitoradas e avaliadas pela Secretaria de Assistência Social.

Trata-se de uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta a construção e reconstrução de histórias e vivências, estimula o fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Os serviços de convivência possuem caráter preventivo, protetivo e proativo e, portanto, oferecem às crianças e aos adolescentes recursos para o enfrentamento de vulnerabilidades e riscos sociais e relacionais. Eles são organizados em coletivos, conforme faixas etárias e especificidades dos ciclos de vida, de modo a ampliar a aquisição progressiva de competências pessoais e relacionais.

A partir de percursos pré-estabelecidos, são desenvolvidas várias ações, dentre elas, as oficinas, que são práticas e vivências culturais, lúdicas, esportivas e de lazer que contribuem para potencializar e qualificar as ações dos grupos e para reforçar a adesão e o compromisso das crianças e adolescentes com o serviço.

A equipe de profissionais do SUAS que atua em unidades do SCFV é composta por coordenador(a) técnico, técnico de referência (assistente social ou psicóloga), apoio administrativo, cozinheira, auxiliares de serviços (limpeza e cozinha), motorista, nutricionista e educadores(as) sociais.

Todos eles dão a sua contribuição para que o SCFV seja um espaço para escutar e ser escutado, dialogar para resolver conflitos, reconhecer limites e possibilidades, tomar decisões, reconhecer e nomear emoções, valorizar o outro, construir projetos de vida, admirar as diferenças, aprender e ensinar de igual para igual, produzir coletivamente e exercitar escolhas.

A próxima ação do ciclo é o Encontro de Boas Práticas no SUAS de Mogi das Cruzes: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos, marcado para o dia 8 de novembro. O encontro compõe o calendário de ações especiais da Secretaria Municipal de Assistência Social voltado para a infância em Mogi das Cruzes e é organizado pelos Departamentos de Gestão do SUAS – Vigilância Socioassistencial e Gestão da Proteção Social Básica.

O objetivo deste próximo encontro é promover a integração da rede de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescente de 6 a 17 anos, disseminar experiências e iniciativas exitosas que podem ser replicadas e aprimoradas pela rede de serviços socioassistenciais, além de dar publicidade e reconhecer a importância dos serviços socioassistenciais para a proteção social de crianças e adolescentes de Mogi das Cruzes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes

Publicado em: 16 de outubro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×