A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (16/10) um encontro de capacitação geral para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltados para crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos, bem como para os Centros de Referência e de Referência Especializada de Assistência Social – CRAS E CREAS. Participaram do encontro as coordenações dos serviços e equipamentos, equipe técnica e educadores sociais.
O encontro faz parte de um ciclo, cujo objetivo é aproximar os atores da rede, fortalecer a troca de informações, alinhar fluxos e, assim, qualificar o serviço. As reuniões também têm como proposta refletir sobre desafios, motivações e a qualificação tanto da rede de unidades de SCFV, unidades do CRAS e CREAS, quanto de cada profissional que nela atua.
A reunião desta quarta-feira contou com uma apresentação da equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), sobre a estrutura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Mogi das Cruzes, o trabalho do Centro e esclarecimentos sobre os comportamentos infantis e transtornos mentais, bem como o público para atuação da equipe do CAPSI. Também foram passadas orientações sobre como atuar em situações de crise ou de comportamentos infantis que necessitem de intervenção das equipes dos SCFV.
O SCFV é um serviço público de Assistência Social, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado no CRAS e no CREAS. É realizado por organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura, que recebem recurso financeiro do município e do governo federal e são monitoradas e avaliadas pela Secretaria de Assistência Social.
Trata-se de uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta a construção e reconstrução de histórias e vivências, estimula o fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Os serviços de convivência possuem caráter preventivo, protetivo e proativo e, portanto, oferecem às crianças e aos adolescentes recursos para o enfrentamento de vulnerabilidades e riscos sociais e relacionais. Eles são organizados em coletivos, conforme faixas etárias e especificidades dos ciclos de vida, de modo a ampliar a aquisição progressiva de competências pessoais e relacionais.
A partir de percursos pré-estabelecidos, são desenvolvidas várias ações, dentre elas, as oficinas, que são práticas e vivências culturais, lúdicas, esportivas e de lazer que contribuem para potencializar e qualificar as ações dos grupos e para reforçar a adesão e o compromisso das crianças e adolescentes com o serviço.
A equipe de profissionais do SUAS que atua em unidades do SCFV é composta por coordenador(a) técnico, técnico de referência (assistente social ou psicóloga), apoio administrativo, cozinheira, auxiliares de serviços (limpeza e cozinha), motorista, nutricionista e educadores(as) sociais.
Todos eles dão a sua contribuição para que o SCFV seja um espaço para escutar e ser escutado, dialogar para resolver conflitos, reconhecer limites e possibilidades, tomar decisões, reconhecer e nomear emoções, valorizar o outro, construir projetos de vida, admirar as diferenças, aprender e ensinar de igual para igual, produzir coletivamente e exercitar escolhas.
A próxima ação do ciclo é o Encontro de Boas Práticas no SUAS de Mogi das Cruzes: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos, marcado para o dia 8 de novembro. O encontro compõe o calendário de ações especiais da Secretaria Municipal de Assistência Social voltado para a infância em Mogi das Cruzes e é organizado pelos Departamentos de Gestão do SUAS – Vigilância Socioassistencial e Gestão da Proteção Social Básica.
O objetivo deste próximo encontro é promover a integração da rede de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescente de 6 a 17 anos, disseminar experiências e iniciativas exitosas que podem ser replicadas e aprimoradas pela rede de serviços socioassistenciais, além de dar publicidade e reconhecer a importância dos serviços socioassistenciais para a proteção social de crianças e adolescentes de Mogi das Cruzes.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes