
O Instituto Bust a Move, espaço cultural localizado na Vila Municipal, em Mogi das Cruzes, recebe, de 27 de março a 3 de maio, o projeto “Laboratório de Artes Visuais”, criado pelas artistas Amanda Silva e Beatriz Ataidio. O objetivo é levar sete oficinas gratuitas para 140 atendidos pela entidade e, ao final, fazer uma exposição dos trabalhos artísticos.
Serão ministradas aulas aos sábados, das 10 às 12 horas, começando pelo dia 29 de março e terminando em 03 de maio, nas artes de colagem, isogravura, carimbo e frottage, lambe-lambe, zine, stencil e impressão com plantas. Às quintas-feiras, começando por 27 de março e terminando em 24 de abril, serão oferecidas oficinas de grafite, das 19 às 20h30.
Segundo Amanda, a ideia surgiu a partir da parceria com Beatriz. Ela diz que as duas sempre moraram em bairros distantes do centro, e nunca tiveram a oportunidade de realizar cursos de técnicas de artes visuais nas regiões que residiam. “Inclusive, boa parte da formação de nós duas foi realizada em São Paulo, pela escassez de formações dessa linguagem na nossa região“, conta Amanda.
Beatriz lembra que, atualmente, Mogi das Cruzes conta com o Sesc, que amplia as formações de artes visuais na cidade. Mas ainda o acesso é bem limitado para pessoas que não moram próximo à instituição cultural e por conta da pouca quantidade de vagas. “Nesse sentido, o projeto amplia o acesso a formações de artes visuais em bairros descentralizados do município, tornando esse processo muito mais democrático“, afirma a artista.
O Instituto Bust a Move é um espaço cultural que propaga a cultura do hip hop, através de aulas de dança para crianças e jovens. Foi criado em 2015 e atendeu mais de 180 alunos ao longo dos anos. Atualmente, atende cerca de 90 alunos por mês com aulas de dança gratuita. São seis turmas de dança com professores voluntários. Nesse sentido, o espaço é reconhecido pela sua resistência e importância, já que é o único equipamento cultural na Vila Municipal que atende o bairro e o entorno, sem recursos públicos.
Amanda salienta que o conceito de “laboratório aberto“ consiste em disponibilizar ferramentas para a apropriação dos processos de criação, a fim de estimular a autonomia das crianças e adolescentes. “A intenção é transformar o ensino de artes por meio de métodos colaborativos construídos na inter-relação das participantes e ministrantes“, destaca.
“O nosso projeto se justifica na medida em que não há ações culturais dessa linguagem estruturadas no local e que há uma demanda de crianças e jovens com interesse artístico. Além disso, propomos a realização de técnicas com materiais de baixo custo e até recicláveis“, completa Beatriz, lembrando que o projeto é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do próprio Instituto Bust a Move.
Mais informações podem ser obtidas junto à própria entidade que fica localizada na Rua Ana Ferreira de Oliveira, 133, na Vila Municipal ou pelo telefone (11) 99287-0463.
Serviço
Projeto: Laboratório de Artes Visuais no Instituto Bust a Move
Período: março a abril
Datas: 27/03 a 03/05
Local: Rua Ana Ferreira de Oliveira, 133, na Vila Municipal
Oficinas artísticas diversas
Dia: Sábados
Horário: 10h às 12h
29/03 – oficina de colagem
05/04 – oficina de carimbo e frottage
12/04 – oficina de impressão com plantas
19/04 – oficina de stencil
26/04 – oficina de zine
03/05 – oficina de lambe
03/05 – exposição e finalização
Oficina de Grafite
Período: Março a abril
Datas: quintas-feiras (27/03,03/04,10/04,17/04 e 24/04)
Horário: 19h as 20h30














