terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: banco de imagens

Articulação política da gestão Mara e Téo garante investimentos do Novo PAC da Saúde em Mogi

Por Sabrina Pacca

Graças à articulação política da gestão da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis, Mogi das Cruzes foi contemplada com novos investimentos do Governo Federal por meio do Novo PAC Seleções 2025 na área da saúde. Como resultado, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, a Cidade será beneficiada com a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A Vanguarda apurou que o equipamento será construído no Jardim São Pedro.

Além disso, o Município receberá um combo de equipamentos para a UBS e outro para a implantação de serviços de teleconsulta. Os investimentos fazem parte da estratégia nacional de ampliar o acesso à Atenção Primária e fortalecer a estrutura de atendimento. Por fim, Mogi ganhará um veiculo para corroborar com a renovação da frota de ambulâncias do SAMU 192.

A renovação da ambulância do SAMU permitirá mais agilidade nas ocorrências de urgência, reduzindo o tempo de resposta. Já a nova UBS contribuirá para ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, ofertando consultas, exames e atendimento preventivo em regiões que ainda carecem de estrutura.

Apesar das boas notícias, alguns dos principais pedidos do município ainda não foram atendidos pelo Governo Federal e merecem a atenção do ministro Alexandre Padilha. Entre eles estão recursos para exames e consultas de especialidades, a instalação de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a implantação de uma Unidade Móvel de Odontologia, fundamentais para garantir atendimento especializado, reforçar a saúde mental e ampliar o alcance dos serviços odontológicos em áreas mais distantes ou carentes.

Segundo a Administração Municipal, os projetos não contemplados continuam sendo prioridade. A gestão seguirá insistindo junto ao Governo Federal e mantendo o diálogo aberto, como já tem feito também com o Governo do Estado de São Paulo, para garantir novos recursos – coisa, aliás, que não era feita pela gestão passada.

“A conquista desses investimentos mostra que Mogi tem força política e técnica, e que estamos atentos a cada oportunidade. Mas seguimos lutando por mais, porque nossa população merece uma saúde pública cada vez mais acessível e resolutiva”, afirmou Cusatis, questionado pela Vanguarda.

Publicado em: 17 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo