terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Diego Barbieri/ CMMC

Após caso de agressão no Terminal Estudantes, vereador cobra bases fixas da GCM nos terminais

Por Sabrina Pacca

O vereador Iduigues Martins (PT) protocolou uma indicação à prefeita Mara Bertaiolli, aprovada pelos demais vereadores durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22), pedindo a implantação de bases fixas da Guarda Civil Municipal (GCM) nos terminais Central e Estudantes, em Mogi das Cruzes.

O pedido reforça uma solicitação já feita anteriormente, por meio da Indicação nº 65/2025, e ganhou urgência após a agressão de um homem no Terminal Estudantes, registrada recentemente.

Na justificativa, o parlamentar destaca a necessidade de fortalecer a segurança pública em locais com grande circulação de pessoas e constantes registros de ocorrências. “A ausência de presença efetiva da autoridade municipal nesses espaços tem gerado insegurança e exposto cidadãos a riscos diários”, afirmou Iduigues.

O vereador também mencionou um vídeo divulgado nas redes sociais, que mostra a briga no Terminal Central, como exemplo da falta de policiamento fixo e da urgência em garantir a atuação permanente da GCM. Segundo ele, a criação dessas bases representa não apenas o reforço do efetivo, mas a implantação de uma política de segurança comunitária, baseada na prevenção, mediação de conflitos e respeito aos direitos humanos.

“A presença constante da Guarda Civil pode trazer tranquilidade, ordem pública e um ambiente de paz, especialmente para trabalhadores, estudantes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade”, concluiu o vereador.

A proposta será encaminhada ao Executivo Municipal para análise e possível implementação.

O presidente da Câmara, Francimário Farofa, falou que seria importante chamar o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ari Kamiyama, para uma conversa já que havia um projeto de contratação de uma empresa de segurança para permanecer nos terminais.

Licença

Durante a sessão, os vereadores aprovaram, ainda, um decreto legislativo de autoria da Mesa Diretiva que concede licença do cargo, sem remuneração, à prefeita Mara Bertaiolli, no período de 03 a 14 de novembro deste ano. Nesse caso, o vice-prefeito, Téo Cusatis, assume a chefia do Executivo.

Publicado em: 22 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo