terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos e vídeo: Maria Salas

Aplicativo SOS Mulher Mogiana visa a segurança feminina com medidas protetivas na Cidade

Por Maria Salas

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou, na manhã desta terça-feira (27), o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma nova ferramenta de proteção voltada às mulheres que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça e que já são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal. Atualmente, 281 mulheres em situação de vulnerabilidade na Cidade terão acesso ao sistema, que já está em funcionamento. O app funciona como um “botão do pânico digital”, integrado ao Centro de Operações Integradas (COI).

O evento ocorreu no auditório do Prédio II da Prefeitura, na Rua Francisco Franco, no Centro, e contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli; dos secretários Lívia Bolina (Mulher), coronel Gilberto Ito (Segurança) e Sadao Sakai (Desenvolvimento Econômico e Trabalho); da presidente do Fundo Social, Maira Cusatis; do presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, e Priscila Yamagami; além dos vereadores Malu Fernandes, Milton Lins (Bi Gêmeos) e Rodrigo Romão. Também participaram o delegado de polícia Evaldo José de Mello, representando a delegada seccional Margarete Barreto, representantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal.

Durante a apresentação em vídeo, foi mostrado que o aplicativo tem uso simples e rápido. Após o cadastro, a mulher pode acionar o botão de pânico em situações de risco, acionando imediatamente a Patrulha Maria da Penha, que acompanha os casos com medida protetiva.
“Hoje é mais uma manhã de conquistas, um momento histórico para essas mulheres. Com o trabalho das Secretarias da Mulher e de Segurança, e o apoio de toda a Prefeitura, nós vamos combater e dar voz às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

Um dos diferenciais do aplicativo é o georreferenciamento, que permite localizar a vítima em tempo real e garantir resposta mais rápida das equipes de segurança. “Com um simples toque, a mulher pode pedir ajuda. Essa ferramenta dá voz, proteção e respeito às mulheres que sofrem violência. É uma tecnologia que salva vidas”, reforçou a prefeita.

Segundo o secretário de Segurança, coronel Ito, a meta é expandir futuramente o alcance do aplicativo para mulheres em situação de risco, mesmo sem medida protetiva. “Estamos iniciando com as mulheres já acompanhadas pela Justiça e pela GCM, mas o objetivo é ampliar para toda a cidade, fortalecendo a rede de proteção. Este projeto é fruto da parceria entre as Secretarias de Segurança e da Mulher. Desde o início da gestão, temos dado atenção especial à proteção das mulheres vítimas de violência”, afirmou.

Para ele, a tecnologia representa um avanço fundamental. “Este é apenas o começo. Queremos expandir, futuramente, o uso para outras áreas, sempre priorizando a segurança e o bem-estar da população”, acrescentou.

Durante a solenidade, a secretária da Mulher, Lívia Bolina, ressaltou o caráter histórico do lançamento. Ela lembrou que a cidade vive um período de conquistas femininas, com a primeira prefeita eleita mulher e a primeira mulher à frente da própria secretaria.
“Este é mais um momento histórico para todos nós. O SOS Mulher confirma o compromisso da gestão com a vida, o bem-estar e, sobretudo, a segurança das mulheres, garantindo apoio e proteção”, afirmou.

A secretária também destacou a presença de representantes da Patrulha Maria da Penha como símbolo da luta diária contra a violência doméstica. “A cada dia somos surpreendidos positivamente com novas conquistas. O aplicativo se soma às ações já desenvolvidas pela Prefeitura e fortalece ainda mais a rede de apoio”, completou.

Neste primeiro semestre, a Patrulha Maria da Penha atendeu 78 ocorrências de violência doméstica ou descumprimentos de medida protetiva; realizou 30 prisões e recebeu 626 medidas protetivas recebidas pela Justiça.

 

Veja o vídeo explicativo:

 

 

Publicado em: 27 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo