
Por Maria Salas
Com talento, superação e muito orgulho, os atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes escreveram uma história de conquistas ao representar a cidade na 24ª Olimpíada Nacional das APAEs e trazer para casa sete medalhas na natação. Eles levaram o nome do município ao pódio em uma das maiores celebrações do esporte inclusivo do país, realizada em Brasília (DF), entre os dias 8 e 13 de dezembro.
A classificação para a etapa nacional veio após o excelente desempenho na Olimpíada Estadual das APAEs, realizada em julho, na cidade de Votuporanga (SP), onde os atletas garantiram os índices necessários para disputar a competição nacional.
Os atendidos da APAE de Mogi Weslei Gonçalves, de 35 anos, que tem síndrome de Down, e Leonardo Marciano Gonçalves, de 27 anos, que tem deficiência intelectual, viajaram com o professor de Educação Física da instituição, Everton Camilo, o Tom, brilharam. Nas piscinas da capital federal, Leonardo disputou quatro provas e subiu ao pódio em três delas. Ele conquistou bronze nos 25 metros livre, ouro nos 50 metros livre e prata no revezamento 4×25. Já Weslei competiu em quatro provas e conquistou medalhas em todas: prata nos 25 metros borboleta, prata nos 50 metros livre, ouro nos 50 metros costas e prata no revezamento 4×25. No total, trouxeram para casa sete medalhas. A preparação dos atletas foi comandada por Tom, com mais de 20 anos de experiência na área.
O revezamento 4×25 contou ainda com a participação do atleta Paulo, da APAE de São Sebastião, que também teve desempenho expressivo ao conquistar bronze nos 25 metros livre e prata no revezamento, o que contribuiu para o excelente resultado da equipe paulista.
A 24ª Olimpíada Nacional das APAEs reuniu cerca de 1.800 atletas, representando 25 estados brasileiros, em uma grande celebração do esporte, da inclusão e do potencial das pessoas com deficiência intelectual. Ao todo, foram disputadas dez modalidades esportivas, entre individuais e coletivas.
A delegação do Estado de São Paulo foi composta por 80 atletas, 21 técnicos e quatro motoristas, com representantes de seis municípios, entre eles Mogi das Cruzes.






















