
O Semae Mogi das Cruzes lançou um aplicativo para ampliar e facilitar o acesso dos consumidores aos principais serviços da autarquia. A ferramenta está disponível para dispositivos Android e iOS e possibilita consultas rápidas a faturas, histórico de consumo, emissão de segunda via e acompanhamento de solicitações.
Entre as funcionalidades estão o registro de ocorrências, como vazamentos e falta d’água, a solicitação de alteração de dados cadastrais e titularidade, pedido de restituição de pagamentos em duplicidade e acesso às notícias no site do Semae.
Uma das facilidades é a emissão da segunda via: ao selecionar o mês de referência, o consumidor pode optar pelo envio da conta por e-mail ou copiar o código de barras para pagamento no aplicativo bancário. Há também a opção de código PIX, que ainda não está disponível.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas Play Store e App Store, basta pesquisar por “Semae Mogi das Cruzes” e realizar o cadastro com os dados do titular da conta, além de e-mail e senha que serão utilizados para login.
“Esta é mais uma opção de atendimento. Nosso objetivo é conectar os consumidores com nossos serviços, de forma mais prática, diminuindo o uso de papel e a necessidade de buscar serviços de forma presencial”, afirmou o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.
Além do aplicativo, o Semae também oferece a Agência Virtual, disponível no site semae.sp.gov.br, onde é possível emitir segunda via, simular consumo, solicitar certidão negativa de débitos e outros serviços. Para acessar a Agência Virtual e o aplicativo será necessário fazer a atualização cadastral, que passa a unificar os dois canais. A mudança atende à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018).
Com a atualização, o login deixa de ser feito apenas pelo número de cadastro e CPF. O consumidor precisará informar endereço, telefone de contato e cadastrar e-mail e senha. Quem não possui e-mail ainda poderá obter a segunda via utilizando apenas o número de cadastro.
O que mudará?
O login, que era feito apenas com o número do cadastro do consumidor na autarquia (que fica destacado no canto superior esquerdo da conta de água) e o CPF. Na atualização, será necessário informar outros dados pessoais, como endereço e telefone de contato, além de cadastrar e-mail e senha (que passarão a ser as informações solicitadas para o login).
A não atualização inviabilizará o acesso aos serviços da Agência Virtual (pessoas que não têm e-mail ainda conseguirão obter a segunda via de conta utilizando somente o número do cadastro).














