
Por Maria Salas
O Sesi Mogi das Cruzes preparou uma programação diversificada e gratuita para setembro repleta de boas opções para toda a família. Teatro, música, literatura, oficina e até exposição fazem parte da agenda, que promete emocionar, divertir e estimular reflexões. Entre as atrações estão a força cênica de Nena Inoue, o show contemporâneo de Nando Luz, uma adaptação inspirada em Clarice Lispector e a irreverente comédia “Tribobó City”, além de atividades formativas que convidam o público a fazer uma viagem no universo artístico.
Nos dias 12 e 13 de setembro, o Teatro Sesi recebe o espetáculo “Sobrevivente”, de Nena Inoue e Pedro Inoue. A montagem parte de um relato documental atravessado pela fabulação para resgatar a ancestralidade feminina, dando voz às histórias de mulheres indígenas e não indígenas. Uma narrativa que mescla memória, denúncia e poesia. As apresentações acontecem às 19h30, com entrada gratuita. No dia 13, haverá sessão com tradução em Libras.
Além disso, no mesmo dia, às 14h, Nena Inoue conduz a Oficina Livre de Teatro, voltada a interessados em artes cênicas. A atividade prática inclui exercícios de consciência corporal, técnica vocal, ritmo, espacialidade e jogos de improvisação.

Oficina Livre de Teatro / Foto: Raquel Rizzo
O cantor e compositor Nando Luz retorna aos palcos com o show “A Vibe e a Verve”, no dia 19 de setembro (sexta), às 20h. Depois do sucesso de Madonna Mudaria Minha Vida, o artista apresenta um repertório autoral que mistura pop e MPB em uma proposta inovadora, urbana e cheia de sonoridades inesperadas.
Nos dias 25 e 26 de setembro, sempre às 14h, a Cia Experimentando Histórias apresenta “Experimentando Histórias de Clarisse Lispector”. A montagem parte do conto A mulher que matou os peixes para explorar memórias, afetos e conflitos de uma narradora que revisita suas relações com os animais — dos mais queridos aos mais indesejados.

Experimentando Histórias de Clarisse Lispector / Foto: Ana Del Mare
Fechando o mês, o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi São José dos Campos traz ao palco a comédia “Tribobó City”, no dia 30 de setembro (terça), às 19h30. Ambientada em uma cidadezinha marcada por trapalhadas e disputas pelo poder, a peça mistura bandidos caricatos, autoridades questionáveis e moradores astutos em uma narrativa repleta de reviravoltas cômicas.
Além da apresentação, a montagem ganha uma exposição no Salão Cultural do Sesi Mogi das Cruzes, aberta ao público até 29 de novembro, com registros e elementos cenográficos que expandem a experiência do espetáculo.

Tribobó City / Foto: Divulgação
O Sesi Mogi das Cruzes está localizado na Rua Valmet, 171, em Braz Cubas.
















