
O SESI Mogi das Cruzes preparou uma programação cultural especial para o mês de agosto, repleta de atrações gratuitas que prometem encantar públicos de todas as idades. Com espetáculos teatrais, apresentações de dança, sessões de cinema, oficinas criativas e exposições artísticas, o objetivo é oferecer momentos de lazer, reflexão e aprendizado à comunidade mogiana. A programação, que é gratuita, tem a participação de artistas locais e convidados de renome nacional. As reservas devem ser feitas no portal Meu SESI (https://www.sesisp.org.br/eventos).
Dentre os destaques estão a Mostra Cine SESI-SP “Brasilidades”, oficinas e espetáculos da Cia. Repentistas do Corpo, apresentações de teatro com temáticas sociais e exposições que conversam com o espaço urbano e as ancestralidades brasileiras.
Confira a programação completa:
Mostra Cine SESI-SP “Brasilidades”
A Mostra Cine SESI-SP “Brasilidades” celebra a riqueza cultural nacional ao reunir produções contemporâneas que exploram temas como memória, afeto, identidade e pertencimento. Mais do que entretenimento, os filmes apresentados proporcionam ao público uma oportunidade de reflexão sobre quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. As exibições ocorrem sempre às 17h.
6/8 – Capitu e o Capítulo
13/8 – Diário de Viagem
20/8 – Trago Comigo
27/8 – Um Broto Legal
3/9 – Uma Família Feliz

Capitu e o Capítulo / Foto: Divulgação
Dança contemporânea e percussão corporal em movimento
No dia 14 de agosto, às 10h, será realizada a oficina Dança contemporânea e percussão corporal em movimento. O trabalho consiste em unir técnicas básicas de percussão corporal, voz e movimentos de dança contemporânea que são usadas para compor várias células rítmicas, vinhetas vocais e pequenas sequências de Percussão Corporal em Movimento. A técnica de extrair sons do corpo com as mãos, batidas de pés no chão aliando movimentos de dança e vinhetas vocais é um trabalho que vem sendo desenvolvido, há mais de 20 anos, pelos artistas Sérgio Rocha e Cláudia Christ, desde a fundação da Cia. Repentistas do Corpo, em 2001.
Olhares Alheios
A Cia. Repentistas do Corpo volta a se apresentar nos dias 15 e 16 de agosto, às 19h30. O espetáculo Olhares Alheios propõe um mergulho nas complexidades do Brasil atual. Ele foi concebido por Denise Namura e Michael Bugdahn, diretores da Cie. À Fleur de Peau (Paris/França) especialmente para Cláudia Christ e Sérgio Rocha, bailarinos e coreógrafos da Cia. Repentistas do Corpo (São Paulo/SP) com a proposta de explorar as múltiplas facetas da vida brasileira, suas complexidades e curiosidades, seu lado escuro e brilhante, o absurdo dos tempos atuais e a mágica de um futuro a ser inventado a cada dia.

Olhares Alheios / Foto: Silvia Machado
Exposição: Ocupa Cidade
A exposição Ocupa Cidade é um projeto que traz à vida a visão do duo de artistas visuais, Fabiana Arantes e Celso Albino, de uma cidade ideal, em que os espaços públicos são verdadeiramente vividos pela população, tendo a arte e convivência harmônica como premissas. Neste lugar, por meio de uma experiência interativa e envolvente, a arte transforma e redefine o espaço urbano, em que cada esquina e rua convida à exploração e à expressão criativa. Neste ambiente único, o público visitante poderá transitar aproveitando espaços projetados para fomentar a interação social, a arte e o lazer. Ocupa Cidade é a concretização de um sonho: uma cidade imersa em arte, onde todos são bem-vindos e o cotidiano se entrelaça com a criatividade de maneira harmoniosa. Poderá ser conferida até o dia 16 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

Ocupa Cidade / Foto: Ateliê Quati
Contação de histórias: causos, contos e lendas do Brasil
Quem não adora tricotar umas palavrinhas? Por que história boa o Tricotando Palavras não guarda, espalha! Tricotando Palavras traz em seu repertório contos populares do Brasil, valorizando a cultura tradicional do nosso País. É apresentada a Lenda do Guaraná, contando como surgiu o Guaraná, na sequência entra a história SACI, com a presença do boneco Saci, na história o Tio Barnabé narra como deu uma lição de mestre no danado do menino Saci. E por último vem ela cheia de canto e encanto a morena Iara. O evento literário será realizado no dia 21 de agosto, às 14h.

Causos, contos e lendas do Brasil / Foto: Divulgação
Espetáculo teatral: A missão, recordações de uma Revolução
No dia 22 de agosto, às 19h30, o grupo Quântica Teatro Laboratório no Alto Tietê apresenta o espetáculo A missão, recordações de uma Revolução, livremente inspirado na obra de Heiner Müller. Ele aborda temas como revolução, política e identidade, e é ambientada durante o período da Revolução Francesa e suas consequências. A história se concentra em um grupo de revolucionários franceses que são enviados para a Jamaica com a missão de incitar uma revolta entre os escravizados contra os colonizadores britânicos.

A Missão – Quântica Teatro Laboratório / Foto: Priscila Nicoliche
Exposição: Ruptura de Nós
A ocupação Ruptura de nós poderá ser conferida de 22 de agosto e 3o de novembro, smpre às terças-feiras e sábados, das 10h às 18h. Ela apresenta a produção de quadros feitos de terra crua e pintados com tintas de terra. Relacionando a poética da técnica de construção com terra e a pintura com tintas naturais com a ancestralidade afro-indígena. Produzindo quadros onde as rachaduras são evidentes, mas a fibra vegetal interna mantém as partes conectadas. Propondo refletir sobre as rupturas que nos foram impostas (como a diáspora, o racismo, desumanização
e retirada da autoestima) e as rupturas que precisamos nos autoimpor, para entrar em processos de cura, nos reconectando com nossa essência, nossa ancestral-contemporaneidade, repensando assim as formas de produzir arte, estéticas e materiais artísticos em consonância com outras formas de se relacionar com si mesmo e com o mundo.

Ruptura de Nós / Foto: Divulgação
O SESI Mogi das Cruzes está localizado na Rua Valmet, 171, no Distrito de Braz Cubas. Mais informações e reservas no site (www.sesisp.org.br).