terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/Secop Suzano

Ações de combate à violência contra a mulher em Suzano celebram 19 anos da Lei Maria da Penha

O Departamento da Mulher da Prefeitura de Suzano dá início, nesta quinta-feira (14), à programação do “Agosto Lilás”, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. As ações, que seguem até o fim do mês, marcam os 19 anos da Lei Federal 11.340/06, a Lei Maria da Penha, e têm como objetivo promover o fortalecimento da rede de apoio, a orientação da população e a valorização dos direitos femininos.

A abertura oficial será com o 1º Fórum Contra a Violência Doméstica e Familiar, promovido pelo Departamento da Mulher em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano. A iniciativa acontecerá às 10 horas na 55ª Subseção (rua Baruel, 592 – Vila Adelina) e vai abordar a eficácia da Lei Maria da Penha e suas modificações, reunindo nomes de referência no tema como a delegada da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Rosmary Corrêa; a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano, Silmara Marcelino; além do presidente da subseção da OAB, Fabrício Ciconi Tsutsui.

A partir daí, uma série de atividades será promovida com o objetivo de ampliar o acesso à informação e fortalecer a prevenção à violência de gênero, incluindo o início de uma campanha de arrecadação de absorventes que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade para, posteriormente, serem entregues às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na terça-feira (19), a campanha contará com uma ação que também tem a parceria entre o Departamento da Mulher e a Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano. Às 14 horas, será ministrada uma palestra no Grupo de Mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jardim Margarida, com temas voltados ao empoderamento feminino e ao fortalecimento comunitário.

A programação também chegará às Unidades de Saúde da Família (USF), com encontros em diferentes bairros da cidade, levando informação, escuta e orientação às mulheres nos territórios onde vivem. As palestras ocorrerão ao longo da última semana do mês: no dia 25, na USF da Vila Fátima (rua Nicácio da Silva Bastos, 75 – Parque Buenos Aires), às 8 horas; no dia 26, na USF do Jardim Europa (estrada Takashi Kobata, 1608 – Jardim Europa), às 10 horas; no dia 27, na USF Vereador Marsal Lopes Rosa (rua Professor Jeremia, 456 – Vila Amorim), às 8 horas; e no dia 28, na USF Onesia Benedita Miguel (rua Leonor Edmee de Castro, 205 – Jardim Suzanópolis), às 13h30. Cada ação será conduzida por profissionais do Departamento da Mulher, com foco na disseminação dos direitos assegurados pela Lei Maria da Penha e na divulgação dos canais de acolhimento e denúncia.

Encerrando as ações, em 31 de agosto, às 19 horas, representantes de Suzano participarão da Festiva da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, organizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Mogi das Cruzes. O evento será realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar, e simboliza o reconhecimento da importância da mulher negra na luta por igualdade e justiça social.

A coordenadora do Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita, destacou que o “Agosto Lilás” é uma oportunidade de unir forças e ampliar o alcance das políticas públicas. “Este é o momento de reforçar o protagonismo feminino, ampliar o debate e garantir que cada mulher saiba que não está sozinha. A programação foi pensada com muito cuidado, envolvendo diversos setores da cidade. Agradeço ao prefeito Pedro Ishi, à primeira-dama Déborah Raffoul Ishi e a todos os parceiros que tornam esse movimento possível”, afirmou.

Já o secretário municipal de Governo, Alex Santos, reforçou o apoio da atual gestão às iniciativas em prol da mulher. “A orientação do prefeito Pedro Ishi é clara: promover políticas públicas que protejam e valorizem a mulher. Essa agenda do ‘Agosto Lilás’ é resultado de uma atuação integrada, com foco na conscientização, no acolhimento e na construção de uma Suzano mais justa e igualitária”, declarou o chefe da pasta.

 

Publicado em: 12 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo