terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: José Carlos Cipullo / Divulgação

Ação social marca a Alvorada da Festa do Divino de Mogi; cortejo do amanhecer inicia no sábado (31)

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é marcada por muita tradição. Dentre elas está a Alvorada, cortejo que ocorre por nove dias pelas ruas centrais da Cidade, com a participação dos devotos que aguardam por mais este rito de fé e devoção.

A Alvorada começa neste sábado (31) e segue até o Dia de Pentecostes, em 8 de junho. Este ano, além da programação religiosa e cultural, as alvoradas terão caráter solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a entidades assistenciais do município e também ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi. A expectativa da organização é que duas mil pessoas participem da Alvorada (por dia).

A Festa do Divino 2025 tem como tema “Fé, humildade e meio ambiente”, sob o lema “Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”. O Festeiro é João Pedro Mota e os Capitães de Mastro são Lisandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa.

A concentração dos devotos ocorre diariamente a partir das 4h30 da manhã, na Praça Coronel Benedito Almeida, em frente ao Império do Divino, no Centro de Mogi. Às 5h em ponto, tem início a procissão com festeiros, capitães de mastro, padres e fiéis, que percorrem as ruas do entorno da Catedral de Sant’Ana, entoando orações e cânticos tradicionais. Somente em três dias que o percurso tem destinos diferentes: o Cemitério São Salvador (2/6), a Santa Casa (3/6) e a Igreja da Ordem Primeira do Carmo (8/6).

Antes da saída, os participantes fazem a Oração da Manhã, e ao longo do cortejo é rezada a Coroa do Espírito Santo, invocando os sete dons: Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entendimento e Temor de Deus.

À frente da multidão de fiéis estão os lanterneiros, grupo de 15 pessoas (sete de cada lado e uma na frente), igualmente devotas, que marcam o início da caminhada com suas lanternas, iluminando o trajeto. A Alvorada tem a participação de 15 lanterneiros, sendo sete de cada lado, e um lanterneiro na frente. Muitos devotos carregam lanternas como forma de pagar promessas e demonstrar sua fé.

Após o retorno ao Império, todos seguem para o Salão Paroquial da Catedral, onde é servido o tradicional café da manhã comunitário.

Doação
Neste ano, a organização reforça o compromisso com a solidariedade e faz um chamado aos devotos: os participantes são convidados a doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade e também ao Fundo Social de Mogi. Os pontos de coleta estarão disponíveis na concentração e no Salão Paroquial.

A programação completa está no site da Festa do Divino (https://festadodivino.org.br/) e nas redes sociais: Facebook (https://web.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).

 

Publicado em: 30 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo