
A Semana Nacional de Prevenção a Sinistros com Motociclistas foi marcada, em Mogi das Cruzes, por uma ação de conscientização realizada na manhã desta terça-feira (29) na praça Francisco Ribeiro Nogueira, na região central. Organizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a iniciativa contou com a participação do Detran-SP, das concessionárias Ecopistas e CNL e de empresas de transporte coletivo da cidade.
Durante a ação, cerca de 300 motociclistas receberam orientações sobre segurança viária e comportamento responsável no trânsito. Também foram distribuídos materiais informativos e antenas de proteção para motos, voltadas à prevenção de acidentes com linhas cortantes. Ao todo, aproximadamente 3 mil pessoas foram impactadas diretamente pela atividade.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, ressaltou a importância da iniciativa: “Os motociclistas fazem parte do principal grupo de risco para sinistros com vítima no país. Ações educativas como essa colaboram para salvar vidas e são fundamentais na construção de um trânsito mais seguro”.
Segundo o Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou taxa de 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023 envolvendo motociclistas, com quase 13,5 mil sinistros com óbitos. Já a Abramet aponta que, apenas em 2024, o SUS gastou mais de R$ 257 milhões com internações provocadas por acidentes com motos.
A ação integra o calendário permanente de atividades da Secretaria de Mobilidade e Trânsito voltadas à educação para o trânsito. Em 2025, já foram beneficiadas cerca de 18 mil pessoas com iniciativas como a Escola Mirim de Trânsito, o Maio Amarelo, campanhas educativas e a preparação para a Semana Nacional do Trânsito, que ocorrerá em setembro.
Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.














