
Por Maria Salas
Com o tema “Neste inverno, a moda é doar”, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes fez o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2025, na noite desta quarta-feira (21), no Theatro Vasques. O evento, liderado pela presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, reuniu autoridades, representantes de entidades assistenciais, lideranças religiosas e convidados, em um momento marcado pela união e pelo compromisso com as pessoas mais necessitadas. A prefeita Mara Bertaiolli e o seu vice, Téo Cusatis, também prestigiaram a solenidade, acompanhados de todo o secretariado da Prefeitura de Mogi. Neste ano, a tradicional campanha chega com a novidade de também arrecadar itens para os pets e o Selo Amigo do Fundo Social, que será entregue aos colaboradores que mais arrecadarem doações.
A meta de arrecadação de peças de frio em bom estado para as pessoas em situação de vulnerabilidade é ambiciosa: a expectativa é que 220 mil peças, entre roupas infantis e para adultos (feminino e masculino), além de meias e cobertores, sejam doadas até o dia 10 de agosto, quando a campanha será finalizada.
Logo no lançamento, a campanha já demonstrou sua força e impacto. Com o apoio expressivo da iniciativa privada, empresas parceiras já doaram 2 mil cobertores. A Niterra do Brasil, representada pela gerente de Recursos Humanos da Niterra do Brasil, Fabiana Rodrigues da Costa Cunha doou mil cobertores; o Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes, na presença do seu presidente, Frank Tuda, fez a doação de 300 cobertores; o Colégio Maple Bear, representada pelo diretor executivo, Richard Debre, doou 200 unidades; por fim, a Agência de Fomento Empresarial (AGFE), sob a presença do gerente Manoel Filho, doou 500 cobertores. A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes também anunciou a doação de 300 cobertores para a Campanha do Agasalho de Mogi, anunciada pelo vereador, o presidente da Casa de Leis, Francimário Vieira – Farofa; ao lado da da vereadora Priscila Yamagami, vice-presidente da Câmara; o vereador Milton Lins (Bi Gêmeos); e o vereador Edson Santos. Ou seja, no total, foram arrecadados 2,3 mil cobertores.
A prefeita Mara Bertaiolli reforçou que o compromisso da Campanha do Agasalho é ajudar as entidades que acolhem quem mais precisa. “É olhar para o outro como se fosse alguém da nossa própria família, com amor, paz e unidade, como já disse o Papa Leão XIV. Desejo que cada um saia daqui com o propósito de fazer a diferença, escolhendo doar peças como se fossem para ser dadas para o filho ou para a filha, ou seja, roupas em bom estado”, destaca Mara.

Emocionada, Maira Cusatis, reforçou o pedido de doações: “Peço a todos que se empenhem em doar um item para ajudar as famílias que mais precisam. Todas as doações serão entregues para as mais de 150 entidades e lideranças de bairros cadastradas, que garantirão que esses itens cheguem às mãos das pessoas que realmente necessitam.
Conto com a colaboração e apoio de todos para que essa campanha seja um sucesso, que possamos alcançar a meta e atender todas as famílias em situação de vulnerabilidade na nossa Cidade. Estamos recebendo tudo o que aquece”. A presidente do Fundo Social ressaltou, ainda, que também podem ser doados itens para os bichinhos de estimação que mais precisam, como roupinhas pet, mantas e cobertores, caminhas, ração e produtos de higiene.
A estrutura da campanha inclui 200 postos de arrecadação, estrategicamente distribuídos em escolas municipais, estaduais e particulares, ginásios esportivos, prédios públicos, supermercados, lojas e sedes de empresas apoiadoras. A ampla rede de coleta tem como objetivo facilitar a participação da população e garantir que as doações cheguem a quem mais precisa antes da chegada do inverno rigoroso que faz na Cidade.
Encerrando a noite em clima de emoção, o público pôde assistir a um show de comédia “Eu Sou Seu Pai”, com Marcio Pial e Vitor Hugo Tomasulo, pai e filho.
Os interessados em colaborar com doações ou em mais informações sobre a campanha podem entrar em contato pelo telefone (11) 4798-6365 ou comparecer diretamente na sede do Fundo Social, que funciona no 1º andar do prédio da Prefeitura Municipal (Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.















