
Silvia Chimello
As articulações políticas com foco nas eleições de 2026 começam ganhar força em Mogi das Cruzes e Alto Tietê. Lideranças regionais já estão iniciando os primeiros acertos e articulações para viabilizar candidaturas tanto à Câmara dos Deputados quanto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Entre os partidos que já esboçam estratégias, está o PSD, que já tem nomes em circulação. Um dos mais cotados é o da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, que deve ser lançada a estadual. Ela esteve na Câmara de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (2) para conversar com lideranças da legenda.
Clau foi recebida pelo vereador Edson Santos, e pelo líder do partido na Câmara, vereador Otto Rezende, que já manifestou publicamente o seu interesse em disputar as eleições para deputado federal no próximo pleito.
O nome de Edson Santos também está na lista como possível pré-candidato, especialmente diante da ausência de lideranças mogianas do PSD para tentar uma vaga em Brasília, um espaço que vigou vago desde que o ex-deputado federal Marco Bertaiolli deixou o cargo para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado.
O vereador Bi Gêmeos (PSD) também surge como possível candidato a deputado estadual em 2026. Ele já se reuniu com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para tratar da viabilidade da candidatura com apoio da sigla.
Enquanto isso, o PL também se movimenta. O presidente da Câmara de Mogi, Francimário Vieira Farofa, já colocou seu nome à disposição para disputar vaga de deputado federal. A definição, no entanto, passa pelo aval do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, que chegou a cogitar disputar as eleições, mas acabou descartando a candidatura, abrindo caminho para novos nomes da legenda.
O Partido Liberal em Mogi já conta com o deputado estadual Marcos Damásio. A região tem ainda o presidente da Alesp, deputado André do Prado e o federal Márcio Alvino, que são de Guararema. Os três têm planos de buscar a reeleição. Outros nomes do PL no Alto Tietê também devem entrar na corrida, como o ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o atual prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues.














