
Um felino silvestre da espécie gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) foi resgatado em estado grave neste domingo (22) por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Mogi das Cruzes, no distrito de Jundiapeba. O animal foi encontrado por moradores em um terreno baldio, desacordado, e as autoridades foram acionadas imediatamente.
O resgate foi coordenado pelos agentes do CCZ, com atendimento emergencial feito no local e posteriormente no próprio centro. Segundo o médico-veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância Sanitária em Saúde, o gato-do-mato permanece sob observação clínica intensiva. “A previsão é que, após estabilização do quadro, ele seja transferido para um Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), localizado na capital paulista”, afirmou Leite.
O gato-do-mato-pequeno, também conhecido como gato-do-mato-do-sul, é o menor felino silvestre do Brasil, com peso entre 1 kg e 3 kg. A espécie é típica da Mata Atlântica e está classificada como vulnerável à extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), em razão do desmatamento, perda de habitat e atropelamentos. De hábitos noturnos e arborícolas, alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos e aves.
O animal possui uma pelagem característica com rosetas escuras semelhantes às da jaguatirica, podendo também apresentar variações melânicas, com coloração totalmente preta.
A Prefeitura reforça que, em casos semelhantes, a população deve evitar qualquer tipo de contato com o animal e acionar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones (11) 4798-6799, 4798-6785 ou pelo 153 (após as 17h e aos fins de semana)














