terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Audiência pública, em Suzano, apresenta proposta da LDO 2026 no valor de R$ 1,7 bilhão

A Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária de Suzano realizou na última segunda-feira (16), na Câmara, a audiência pública para apresentação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026.

O encontro teve como objetivo expor os principais parâmetros econômicos, metas fiscais e prioridades que nortearão a elaboração do orçamento do município para o próximo ano. De acordo com o projeto, o valor para as despesas e receitas projetadas para o próximo ano será de R$ 1.705.433.780,00

Durante a audiência, conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, o vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, o secretário Denis Watanabe destacou que a LDO é uma peça fundamental do planejamento público, servindo de elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ele reforçou a importância do envolvimento da sociedade nesse processo, garantindo mais transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

“O debate com a população e com os vereadores é essencial para que possamos construir um orçamento equilibrado e que atenda às necessidades reais da cidade. A LDO é a ferramenta que estabelece as diretrizes para que o orçamento seja elaborado com responsabilidade fiscal, respeitando os limites legais e priorizando as áreas mais sensíveis como Saúde, Educação e Segurança”, afirmou Watanabe.

A apresentação, que também contou com as participações da assessora estratégica da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Carolina Umebayashi, e do diretor de Orçamentos, William Nakamura, trouxe uma análise do cenário econômico nacional, destacando as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que segundo o Boletim Focus do Banco Central de março de 2025, aponta para um crescimento de 1,7% no próximo ano. O documento também destacou o impacto da inflação acima do teto e a elevação das taxas de juros, fatores que impõem desafios ao planejamento fiscal dos municípios.

“A conjuntura econômica exige cautela. Embora tenhamos registrado crescimento em 2024, a desaceleração nos últimos meses do ano passado e as incertezas no cenário nacional e internacional nos obrigam a manter uma gestão rigorosa e com foco em investimentos que tragam retorno social e econômico”, explicou o secretário.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do Anexo de Riscos Fiscais, que identifica possíveis ameaças ao cumprimento das metas estabelecidas e propõe medidas de mitigação, como limitações de empenho e o uso da reserva de contingência cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais para atendimento a passivos contingentes e de outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Essa previsão é essencial para evitar desequilíbrios que comprometam a capacidade de investimento da prefeitura.

“O anexo de riscos fiscais é uma inovação importante da Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000), pois nos permite mapear os principais riscos e estabelecer estratégias para enfrentá-los. Isso garante que tenhamos margem de manobra para continuar entregando serviços essenciais à população, mesmo diante de eventuais dificuldades econômicas”, afirmou.

A audiência pública também apresentou a evolução da receita do município, com dados atualizados e projeções que serão consolidadas na LOA e no próximo PPA. Watanabe reforçou que os números podem sofrer alterações até a entrega final do projeto, mas ressaltou o compromisso da atual gestão com a responsabilidade fiscal.

Encerrando a audiência, o secretário agradeceu a participação dos presentes e reiterou a importância da transparência no uso dos recursos públicos. “Trabalhamos para garantir que cada real investido tenha o máximo de retorno para a população. A LDO é uma das bases para isso, pois orienta a aplicação dos recursos com critério, eficiência e responsabilidade”, concluiu.

Ainda participaram da audiência os vereadores Artur Takayama; André Dourado; e Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro.

Publicado em: 17 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo