
Silvia Chimello
Mogi das Cruzes corre o risco de perder unidades de distribuição domiciliar dos Correios, segundo alerta do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos de São Paulo (Sintect-SP). Representantes da entidade estiveram na Prefeitura na última semana para pedir apoio político da prefeita Mara Bertaiolli (PL) com o objetivo de evitar o fechamento das agências na cidade.
Durante encontro na Prefeitura, um ofício foi entregue ao secretário municipal de Governo, Guilherme Sever, pelo presidente do Sintect-SP, Elias Diviza. A reunião também contou com a presença de outros diretores do sindicato e do assessor parlamentar Thiago Batalha, que representou a vereadora Priscila Yamagami (PP).
De acordo com os sindicalistas, o fechamento de centros de distribuição e agências afetaria diretamente a população e cerca de 100 trabalhadores que atuam nas agência dos Correios da Cidade. A medida, segundo eles, obrigaria os moradores a buscarem atendimento em cidades vizinhas, comprometendo o acesso a serviços básicos de entrega e correspondência.

Sindicalistas entregaram o ofício ao secretario Guilherme Sever (Foto: Divulgação)
“Fechar essa unidade essencial é um erro, podendo prejudicar tanto os trabalhadores quanto a população. Mogi tem mais de 450 mil habitantes que dependem desses serviços”, afirma o sindicato em documento entregue à administração municipal.
Ainda segundo o que foi falado pelos dirigentes do Sintect durante a conversa com o secretário, existe a possibilidade de fechamento de dois centros de distribuição e também das agências atualmente em funcionamento na cidade. No entanto, essa informação não foi confirmada oficialmente nem pelo sindicato nem pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), que foi questionada pela reportagem da Vanguarda Alto Tietê, mas não se pronunciou até o momento.
Em nota à Vanguarda, a Prefeitura confirmou que foi procurada pelo sindicato e se comprometeu a buscar mais informações sobre o caso junto à estatal. “A Administração Municipal se comprometeu a atuar em parceria com o setor, garantindo o pleno atendimento à população”, informou.
O tema deve ser levado ao plenário da Câmara Municipal na próxima sessão, marcada para a terça-feira (18), conforme adiantou o assessor da vereadora Priscila Yamagami.
Mogi das Creuzes conta com seis agências dos correios:
Agência Central Mogi das Cruzes
Dr. Ricardo Vilela, 300
Agência dos Correios – Jardim Universo
Rua Thuller, 203
Agência dos Correios – José Bonifácio
José Bonifácio, 62
Agência de Correios Braz Cubas
Rua Francisco Affonso de Melo, 110
Correios – Fernando Pinheiro Franco
Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco, 836
AGF Jardim Esplanada Correios
Dr. Ricardo Vilela, 1436














