terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Decorador Sérgio vicco é o responsável, há 40 anos, pela confecção do Andor do Divino, em Mogi

Por Maria Salas

Entre rosas colombianas vermelhas, cristais Swarovski e folhas de camélia, um símbolo de fé e tradição ganhou vida mais uma vez em Mogi das Cruzes, na tarde deste domingo (8), na Procissão de Pentecostes, o que marcou o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. O Andor do Divino, que brilha nas ruas durante o cortejo, não só carrega a imagem sagrada que inspira a Festa do Divino, mas também quatro décadas de dedicação artística e amor à espiritualidade.

Aos 89 anos, que serão completados no dia 28 de julho, o decorador Sérgio Rodrigues Vicco, o seu Serginho, é o nome por trás dessa criação que há 40 anos encanta os olhos e toca os corações dos devotos, que aguardam ansiosos por este momento. De forma voluntária, ele desenha e confecciona com maestria o andor que conduz o Espírito Santo pelas ruas da cidade. Mais que um trabalho artístico, é um ato de fé e devoção pessoal. E a cada festa é uma inspiração diferente e graciosa.

Neste ano, o Andor foi montado com esmero na residência da família Guimarães Lafuente, que gentilmente cedeu o espaço anexo ao restaurante Feijão & Cia, no Centro da Cidada. Além do espaço, as anfitriãs participaram ativamente da montagem, abrindo flores e auxiliando na aplicação das pedrarias.

A estrutura do andor impressiona por sua riqueza de detalhes. Confeccionado em veludo vermelho, com acabamento em alta costura, franja dourada e galão, é adornado com rosas colombianas, aspargo, avenca e galhos de camélia, compondo uma estética viva e elegante. As luzes de LED emolduram a imagem do Divino, que reluz sob pingentes de cristal e brilho de pedrarias finas — um verdadeiro altar em movimento.

Ao lado de Sérgio Vicco, estiveram na confecção os dedicados Johnny Alves Rodrigues, Ivani Martins, Maria Martins, Salete Margarido, Salete Teixeira, Ana, Januário dos Santos e João Pinto. Uma equipe pequena, mas unida por laços de fé e tradição, que compartilha do mesmo cuidado em manter viva a herança cultural e religiosa da cidade.

O Andor do Divino é uma obra de arte efêmera que renasce a cada ano das mãos desse artista devoto. É um gesto de fé costurado com linhas de história, memória e amor — e, sobretudo, um tributo silencioso e luminoso ao Espírito Santo que, segundo a igreja católica, desce em forma de luz sobre o povo em Pentecostes.

Publicado em: 9 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo