
O Teatro da Neura comemora seus 21 anos com a 10ª edição da mostra Neurofobia, que terá início nesta sexta-feira (23), às 19h, com a exibição inédita do espetáculo Sábado de Aleluia, na Casa Beija-Flor, em Suzano, seguida de bate-papo com a equipe artística. A programação gratuita segue até o dia 31 de maio com dez atividades culturais distribuídas na Casa Beija-Flor, nova sede do grupo, e nos Centros Culturais do Colorado e do Boa Vista.
Reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Suzano, o grupo inicia uma nova fase de sua trajetória com a estreia de um espetáculo infantil em 2025. A mostra Neurofobia contará com contações de história, oficinas, apresentações musicais, performances e saraus. Todas as atividades têm entrada franca e parte da programação será acessível em Libras e realizada em espaços adaptados para pessoas com deficiência.
A curadoria da mostra está a cargo de Tuane Vieira, integrante do Teatro da Neura, que destaca a importância da representatividade e diversidade de vozes na construção da cena cultural local. “São artistas que inovam e insistem em suas linguagens, representando corpos dissidentes e vivências plurais. É com eles que queremos dialogar”, afirma Tuane.
A programação contempla nomes e coletivos relevantes da região, como o Coletivo Kari, a Cia. Dundú, a Frente LGBTQIAP+ de Suzano e a banda Sexy, que encerra o evento no dia 31. Estão previstas oficinas de fotografia com celular e introdução ao Tarô, apresentações indígenas, saraus com participação de DJs, shows de samba e música psicodélica. Ao todo, nove dias de atividades gratuitas promovem o acesso democrático à arte e valorizam a produção cultural do Alto Tietê.
















