O candidato a vereador pelo Podemos de Mogi das Cruzes, Jonas Afonso de Morais, 59 anos, é o terceiro mais rico do Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, baseado nas declarações de bens dos postulantes aos cargos públicos nos legislativos de todo o País. O partido integra a coligação ´Coragem para Fazer a Diferença` que tem como candidato à reeleição para a Prefeitura, Caio Cunha, da mesma sigla. Morais tem um patrimônio de 617,9 milhões de reais, oriundos de quotas em cinco empresas – a maior parte do ramo imobiliário.
Natural de Itaquaquecetuba, o empresário, que ainda de acordo com os dados do TSE não tem formação superior, já disputou três eleições para vereador em Itaquá, nos pleitos de 2004, 2008 e 2012 (ficando como suplente em todos), pelo PRP. Em 2006, concorreu como candidato a deputado estadual, também pelo PRP e em 2016 como vice-prefeito de Itaquaquecetuba.
Naquela última eleição, m 2016, Morais tinha um patrimônio declarado de R$ 598,8 mil. A reportagem da Vanguarda tentou falar com o candidato milionário para saber os motivos de seus bens terem crescido mais de 11 vezes em oito anos, mas não conseguiu contato. Ligamos para todos os telefones de suas empresas. Todos os números estavam indisponíveis.
Ao jornal Estadão, o candidato teria dito que as cinco empresas que declarou são do ramo imobiliário e foram adquiridas recentemente, por isso não foram declaradas em 2016, quando disputou como vice-prefeito de Itaquaquecetuba pelo PSC, e a chapa não foi eleita.