
Por Sabrina Pacca
Prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos de 30 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e da região administrativa de São José dos Campos participaram, na manhã desta segunda-feira (12), de um encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em Mogi das Cruzes.
O evento, que aconteceu no Cemforpe e lotou o espaço com 800 pessoas, segundos os organizadores, teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que arrancou aplausos da seleta plateia. Antes, porém, houve uma reunião entre os prefeitos presentes, o presidente do TCESP, conselheiro Antonio Roque Citadini, e membros do Colegiado. Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas e necessidades específicas de seus municípios.
“A realidade é que todo prefeito é eleito com uma lista de sonhos enorme, mas o sonho é muito maior do que o dinheiro que se pode gastar. Nós queremos ajudar a superar as dificuldades, estando de acordo com a Lei, mostrando as melhores práticas na gestão pública e os melhores caminhos”, discursou o Conselheiro-Presidente da Corte Roque Citadini.
´Extremamente importante esse Ciclo de Debates aqui em Mogi justamente para que possamos nos pautar pelo TCE e pela transparência no trato com o dinheiro público`, resumiu a prefeita de Mogi, Mara Bertaiolli.
O Presidente da Alesp, André do Prado, destacou a importante atuação do TCESP junto aos seus jurisdicionados no papel de orientar e fiscalizar os gastos públicos. “Parabenizo o Tribunal de Contas e é uma honra muito grande ser parceiro deste Tribunal, pois o nosso Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é o melhor do país, uma vez que tem pessoas sérias, capacitadas, preparadas que nos orgulham de ter esses representantes”, disse o Presidente da Assembleia Legislativa.
Cinco dos sete conselheiros do TCE estiveram presentes, entre eles, Marco Bertaiolli. “O Tribunal de Contas é um aliado, é um colaborador da boa governança pública. Nós temos duas missões claramente definidas e uma delas é estar lá na sede do TCESP avaliando processos. Algumas vezes autuando, multando algum erro administrativo. Mas a segunda missão, que é esta que me agrada particularmente, é de estar aqui, como tenho feito, ao lado de todos os Conselheiros, viajando o Estado de São Paulo, realizando esse Ciclo de Debates, onde nós reunimos todos os gestores públicos de uma região e conversamos. É o Tribunal de Contas, de portas abertas para fazer a sua missão, também, primeira, de orientar”, destacou Bertaiolli.
Em seguida, foram discutidos temas centrais da administração pública, dentro da programação da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. A pauta abordou questões como gestão fiscal, ações de fiscalização do Tribunal, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), contratos com o Terceiro Setor, a Nova Lei de Licitações, planejamento, controle interno e a atuação das Câmaras Municipais.














