terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Vereador Otto Rezende (Foto: Diego Barbieri)

Programa sobre escolas cívico-militares em Mogi das Cruzes gera embate ideológico na Câmara

Silvia Chimello

Uma moção de aplausos pela implantação de duas escolas cívico-militares em Mogi das Cruzes gerou intensos debates durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (07). A matéria, apresentada pelo vereador Otto Rezende (PL), foi aprovada com três votos contrários e uma abstenção, após discussões marcadas por divergências ideológicas e críticas à gestão da educação pública estadual.

A moção presta “Votos de Aplausos e Congratulações” às escolas estaduais Frei Thimóteo Van Den Broeck, no Jardim Esperança, e Euryclides de Jesus Zerbini, no Jardim Margarida, que integrarão o modelo cívico-militar a partir de julho de 2025. O programa tem o aval do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e segue a linha adotada anteriormente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Essa transformação representa um marco importante para a educação pública em nosso município, destacando-se pelo empenho da equipe gestora, diretoria, dos professores, servidores e alunos. De forma democrática e participativa, a comunidade escolar optou por um novo modelo de gestão, voltado à valorização da disciplina, do civismo, da cidadania e da qualidade de ensino”, ressaltou Otto,

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a escolha das unidades foi feita após consulta pública, com mais de 106 mil votos em todo o estado, dos quais 87% foram favoráveis à adoção do novo modelo. O governo estadual afirma que o projeto não altera o conteúdo pedagógico das escolas, que continuarão seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Policiais militares aposentados atuarão como auxiliares na gestão e disciplina, sob comando da direção escolar.

Vereador Felipe Lintz (Foto: Diego Barbieri/CMMC)

A propositura foi defendida também pelo vereador Felipe Lintz (PL), que já havia apresentado moção semelhante na semana anterior. Ambos destacaram a valorização da disciplina, civismo e melhoria na qualidade do ensino como benefícios do modelo.

Vereadora Inês Paz ((Foto: Diego Barbieri/CMMC))

Do outro lado do debate, a vereadora e educadora Inês Paz (PSOL) votou contra e fez duras críticas à militarização do ensino. Ela defende mais investimentos na estrutura das escolas, nas condições de trabalho dos professores e no fortalecimento do sistema pedagógico tradicional. Segundo Inês, os bairros contemplados não têm outras unidades escolares próximas, o que limita a liberdade de escolha das famílias. “Temos que construir uma escola democrática e plural, e não transformar a escola em quartel”, afirmou. Além dela, os outros dois contrários foram dos vereadores Iduigues Martins (PT) e Rodrigo Romão (PcdoB).

Vereador Mauro Araújo ((Foto: Diego Barbieri/CMMC))

Mauro Araújo (MDB) também fez ressalvas, mesmo não votando contra. Para ele, o foco deveria ser discutir a qualidade do ensino público e as deficiências da rede estadual. “Não vejo moção aqui cobrando a falta de professores, a merenda de péssima qualidade ou os prédios que precisam de reforma. Politizar a educação é um erro”, disse.

Otto respondeu duramente à crítica de Araújo, lembrando que ele ficou fora da Câmara no último mandato. “Todos os vereadores têm atuado pelas melhorias na educação. Quando alguém chega agora e desqualifica esse trabalho, não podemos aceitar. Acreditamos no modelo cívico-militar e vamos defender essa proposta quantas vezes forem necessárias”, concluiu.

Publicado em: 7 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo