sábado, 09 de agosto de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Inteligência Artificial é tema de roda de conversa na ‘Comunidade do Conto’, no Moriconi, em Suzano

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe nesta quinta-feira (24), às 19h, a abertura oficial do projeto “Comunidade do Conto 2025”. A iniciativa é realizada pela Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano. O evento é gratuito, aberto ao público e limitado a 50 participantes.

O encontro inaugural trará uma roda de conversa com o tema “Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade”, que contará com a participação especial do jornalista Edgar Leite Elegância, editor-chefe do jornal Diário de Suzano e pesquisador da área. A proposta é promover uma reflexão coletiva sobre os impactos da tecnologia na vida cotidiana, nas relações humanas e na criação literária, em um ambiente dedicado ao diálogo, à escuta e à troca de ideias.

Segundo o escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, idealizador do projeto, a “Comunidade do Conto” nasceu da vontade de manter viva a prática literária coletiva, inspirada por experiências bem-sucedidas. “Aqui, os participantes não apenas escrevem, mas também pensam a literatura como instrumento de transformação social. Neste ano, abordamos a Inteligência Artificial como uma maneira de provocar reflexões sobre os desafios do nosso tempo”, afirmou.

O projeto tem como foco o estímulo à escrita e ao desenvolvimento técnico de autores de prosa — sejam contistas, cronistas ou romancistas —, por meio de encontros mensais. Nestes encontros, textos inéditos são apresentados e debatidos, sempre inspirados em temas propostos nas reuniões anteriores. Nesta nova edição, o ponto de partida será justamente o debate sobre IA, instigando os participantes a produzirem contos a partir dessa temática atual.

O próximo encontro já tem data marcada: 29 de maio, às 19h, novamente no Moriconi, quando será realizada a “Leitura dos Contos”. Na ocasião, até 12 escritores da cidade e região apresentarão os textos produzidos ao longo do mês. A participação estará aberta a todos que estiverem presentes na roda de conversa inicial e desenvolverem um conto até a data do segundo encontro.

Para o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, o projeto representa uma importante ação de fomento à literatura em Suzano. “A ‘Comunidade do Conto’ valoriza a produção local e oferece espaço para autores, iniciantes ou experientes, trocarem vivências, se aperfeiçoarem e colocarem suas vozes em circulação. Levar o tema da inteligência artificial para o centro desse debate mostra que a literatura está atenta, viva e em constante diálogo com o mundo que a cerca”, destacou.

Escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, é o idealizador do projeto a “Comunidade do Conto”

Escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, é o idealizador do projeto a “Comunidade do Conto” / Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicado em: 22 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo