
O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe nesta quinta-feira (24), às 19h, a abertura oficial do projeto “Comunidade do Conto 2025”. A iniciativa é realizada pela Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano. O evento é gratuito, aberto ao público e limitado a 50 participantes.
O encontro inaugural trará uma roda de conversa com o tema “Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade”, que contará com a participação especial do jornalista Edgar Leite Elegância, editor-chefe do jornal Diário de Suzano e pesquisador da área. A proposta é promover uma reflexão coletiva sobre os impactos da tecnologia na vida cotidiana, nas relações humanas e na criação literária, em um ambiente dedicado ao diálogo, à escuta e à troca de ideias.
Segundo o escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, idealizador do projeto, a “Comunidade do Conto” nasceu da vontade de manter viva a prática literária coletiva, inspirada por experiências bem-sucedidas. “Aqui, os participantes não apenas escrevem, mas também pensam a literatura como instrumento de transformação social. Neste ano, abordamos a Inteligência Artificial como uma maneira de provocar reflexões sobre os desafios do nosso tempo”, afirmou.
O projeto tem como foco o estímulo à escrita e ao desenvolvimento técnico de autores de prosa — sejam contistas, cronistas ou romancistas —, por meio de encontros mensais. Nestes encontros, textos inéditos são apresentados e debatidos, sempre inspirados em temas propostos nas reuniões anteriores. Nesta nova edição, o ponto de partida será justamente o debate sobre IA, instigando os participantes a produzirem contos a partir dessa temática atual.
O próximo encontro já tem data marcada: 29 de maio, às 19h, novamente no Moriconi, quando será realizada a “Leitura dos Contos”. Na ocasião, até 12 escritores da cidade e região apresentarão os textos produzidos ao longo do mês. A participação estará aberta a todos que estiverem presentes na roda de conversa inicial e desenvolverem um conto até a data do segundo encontro.
Para o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, o projeto representa uma importante ação de fomento à literatura em Suzano. “A ‘Comunidade do Conto’ valoriza a produção local e oferece espaço para autores, iniciantes ou experientes, trocarem vivências, se aperfeiçoarem e colocarem suas vozes em circulação. Levar o tema da inteligência artificial para o centro desse debate mostra que a literatura está atenta, viva e em constante diálogo com o mundo que a cerca”, destacou.

Escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, é o idealizador do projeto a “Comunidade do Conto” / Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano