
Por Sabrina Pacca
Atos de vandalismo como portas rachadas, vasos sanitários depredados, vidros e lâmpadas quebradas por atos de vandalismo. Sanitários inutilizáveis. Foi assim que os banheiros e demais áreas comuns dos terminais de ônibus, Central e Estudantes foram deixados pela administração passada e, agora, os usuários cobram providências. Justamente por isso, comerciantes locais, Câmara e a própria Prefeitura Municipal estudam a possibilidade da volta da Guarda Municipal para esses pontos, que funcionam 24 horas e precisam de atenção.
Na tarde desta quarta-feira, inclusive, o vereador Iduigues Martins (PT) fez uma indicação à prefeita Mara Bertaiolli (PL) para que a GCM faça o trabalho de cuidado do patrimônio justamente nos terminais. ´Nós temos que tratar com a maior seriedade esse tema. Estive no Terminal Estudantes e fui abordado por vários comerciantes que vendem cachorro-quente, hambúrguer, entre outros alimentos e eles me relataram que estão sofrendo furtos, ameaças, depredação do patrimônio, veem gente jogando pedras em lâmpadas. Eu vi que reinaugurou a base da GCM na Praça Oswaldo Cruz e estou propondo que a Prefeitura mande os guardas também para os terminais. Não precisa ser nada suntuoso. Pode ser uma sala e que elas façam as rondas externas durante a noite e madrugada. Isso inibe a violência e a pressão que os vândalos e bandidos fazem junto aos comerciantes. Temos que ter profissionais treinados para agir em prol da segurança dos usuários e dos trabalhadores desses locais`, salientou Iduigues, que é membro da Comissão Permanente de Segurança da Câmara.
´Esse assunto é interessante. Estive com secretário Ito e Ary visitando os terminais. Essa gestão tem como prioridade a segurança, conversamos com os comerciantes que relataram mesmo a respeito dos assaltos e tenho certeza de que a prefeita Mara vai tomar providências`, salientou o presidente da Casa de Leis, vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).
A reportagem da Vanguarda Alto Tietê teve acesso a algumas fotografias de como estão os banheiros do Terminal Estudantes. A situação é lamentável. Vidros quebrados, pedaço do teto caindo, todos os sanitários interditados por vandalismo.
Em nota, a Prefeitura de Mogi informou que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito vem realizando um intenso trabalho de fiscalização, limpeza e manutenção nos Terminais Central e Estudantes por meio de equipes próprias e terceirizadas.
´Nestes locais, existiam, inclusive, bases da Guarda Municipal, que foram desativadas ao longo dos últimos anos. Juntamente com a secretaria de Segurança, estão sendo realizadas ações constantes para evitar o ataque de vândalos que, não só trazem prejuízos aos cofres municipais, mas afetam diretamente a população, que circula diariamente por esses locais. A Secretaria mantém um trabalho contínuo de substituição de equipamentos danificados ou furtados, mas é preciso também que as pessoas participem dessas ações informando sempre que perceberem alguma atitude suspeita`, informou a Administração Municipal.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito reforça o pedido para que atos de vandalismo ou furto sejam denunciados junto à Guarda Civil Municipal, pessoalmente ou pelo telefone 153. Não é preciso se identificar Paralelamente a isso, a Pasta está desenvolvendo estudos para a execução de obras e melhorias na estrutura dos locais.
















