terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Quase 130 pacientes foram prejudicados com falta do serviço deste o dia 01/04(Foto: Agência Brasil - Divulgação MS)

Justiça determina retomada imediata do transporte para pacientes de hemodiálise em Mogi das Cruzes

A Justiça determinou, em caráter liminar, que a empresa Transpark Limp retome imediatamente o serviço de transporte destinado a pacientes de hemodiálise residentes em Mogi das Cruzes. O descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 5 mil. Contratada em setembro de 2024 pela gestão anterior, a empresa havia interrompido a prestação do serviço desde o dia 1º de abril, sem justificativa, prejudicando diretamente pacientes em situação de vulnerabilidade que dependem do tratamento para a manutenção da própria vida.

A empresa é responsável por dois contratos: o transporte diário de 48 pacientes para unidades de saúde em São Paulo e região, de segunda a sexta-feira; e o transporte de 80 pacientes para tratamento em Mogi das Cruzes, que deve ocorrer de segunda a sábado. A interrupção do serviço levou a Secretaria Municipal de Saúde a adotar medidas emergenciais, como a utilização de viaturas próprias para atender os pacientes. Ainda assim, foram registrados atrasos e desgaste físico aos usuários, que já enfrentam fragilidade devido à doença renal.

A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, classificou a situação como gravíssima. Segundo ela, mesmo após a notificação formal à empresa, o quadro se agravou no dia 7 de abril, quando nenhum paciente foi atendido pela prestadora, o que resultou na suspensão de sessões de hemodiálise. “Diante do agravamento da situação, recorremos à Justiça, que determinou o retorno imediato do serviço, sob pena de multa diária. É importante lembrar que são dezenas de vidas que são colocadas em risco diante do não cumprimento do contrato vigente”, afirmou a secretária.

Além da ação judicial, a administração municipal utilizou vans de outras secretarias, escalou motoristas e custeou horas extras para garantir o atendimento dos pacientes com mobilidade reduzida (acamados), além de manter o transporte para fisioterapia, consultas, exames e transferências inter-hospitalares. Nesta terça-feira (8), o serviço começou a ser normalizado com o comparecimento da empresa ao plantão das 16h às 21h. O turno da manhã ainda foi assumido pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicado em: 8 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo