
As forças de segurança do Estado de São Paulo realizaram a maior apreensão de drogas dos últimos 25 anos para o mês de fevereiro. No total, 18,1 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação, representando um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte das apreensões foi de maconha, totalizando 17 toneladas.
Os números, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, refletem o trabalho conjunto da Polícia Militar e da Polícia Civil, que intensificaram operações e investigações para desarticular esquemas de tráfico e transporte de drogas.
Uma das ações que contribuíram para esse resultado ocorreu no Alto Tietê, em Salesópolis, onde a Polícia Civil localizou um laboratório de refino e preparo de entorpecentes que abastecia pontos de tráfico na capital paulista. Durante a operação, realizada na última quinta-feira (27), os agentes apreenderam mais de 1,4 tonelada de cocaína e prenderam cinco suspeitos, com idades entre 24 e 44 anos.
As equipes cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade. No primeiro endereço, encontraram um laboratório completo, com tijolos de cocaína, baldes, tambores, equipamentos de refino e insumos para a produção e embalagem da droga. Três suspeitos foram presos em flagrante, enquanto outros três conseguiram fugir.
Durante a abordagem, um dos criminosos atirou contra os policiais, que reagiram. O suspeito foi baleado e encaminhado ao Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, onde permanece estável. Um policial civil também sofreu ferimentos leves.
No segundo local vistoriado, os agentes encontraram mais insumos para a produção de cocaína e prenderam o caseiro do imóvel. Mais tarde, a equipe capturou um dos fugitivos na Rodovia Mogi-Salesópolis.
O caso foi registrado na Delegacia de Salesópolis por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lesão corporal, resistência, legítima defesa e cumprimento de mandado. A operação impediu que toneladas de drogas chegassem às ruas de São Paulo.















