quinta, 19 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

“O Mito da criação” estreia no dia 6 de abril, com sessão gratuita, no Cineteatro Wilma Bentivegna

O documentário em curta-metragem “O Mito da Criação”, que reflete sobre o momento do parto e questões da maternidade, dirigido pela jovem estreante no audiovisual Gabriella Rocha, a Mirtilo, estreia em Suzano, neste domingo (6), às 16 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna. Com roteiro da poeta e produtora artística Cris Rangel, o filme terá sessão gratuita, seguida por bate-papo. Os ingressos podem ser reservados pela Sympla ou retirados no local.

O filme tem a duração de 30 minutos e traz depoimentos de quatro mulheres com diferentes perspectivas sobre parto e maternidade. A atriz Lyulli Krallissa e a própria Mirtilo, duas jovens artistas e moradoras de Suzano, ambas mães solo, que dividem suas experiências pessoais de parir e maternar, fazendo ainda um paralelo entre criar uma criança e o criar artístico. 

Complementam a narrativa, as parteiras obstetrizes Lilian Godinho Hokoma e Thaís Trevisan Teixeira, atuantes na Casa Ângela de Parto Humanizado, situada na periferia da zona sul de São Paulo e a única casa de parto humanizado na região que atende mulheres sem custo, com parceria público-privada. Profissionais que desempenham um trabalho significativo, trazem o ponto de vista de coadjuvantes.

A diretora Mirtilo é artista visual, produtora, afro-índígena e divide a experiência de ter sua primeira filha e os desafios que a acompanham. “Maternar é, de longe, a experiência mais visceral que eu pude escolher viver, flutuando num vendaval de fúria e beleza. Para além de mães, somos mulheres, humanas e precisamos trazer de volta para nossas mãos a autonomia sobre nossos corpos e nossa maternidade“, compartilha Mirtilo, que buscou no documentário uma forma de entender o processo de maternagem real, na perspectiva de uma mãe tentando ressignificar o processo educacional de forma positiva. 

O Mito da Criação” olha para os desafios da maternidade, para a educação respeitosa e levanta a importância do parto humanizado, não só para bebê, mas principalmente para as mães. Os depoimentos trazem experiências distintas que evidenciam a diferença entre ter um parto acolhedor e uma experiência agressiva que pode se tornar traumática. 

A produção do filme foi viabilizada via Lei Paulo Gustavo, pela cidade de Suzano-SP, em edital de chamamento público de audiovisual, direcionado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Serviço

Sessão de estreia “O Mito da Criação”

Exibição do filme seguida por bate-papo

Data: 6 de abril – domingo
Horário: 16h
Local: Cineteatro Wilma Bentivegna
Endereço: Rua Paraná, 70 – Jardim Paulista, Suzano – SP
Capacidade: 100 lugares (incluindo lugares para cadeirantes e assentos para pessoas obesas)
Classificação: livre
Ingressos: entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes ou pela Sympla)
https://www.sympla.com.br/evento/estreia-o-mito-da-criacao-doc-suzano/2863919
Doação: absorventes de pós-parto, fraldas RN e fórmula lácteas, para montagem de kits puerpério para mães em situação de vulnerabilidade social. A doação não é pré-requisito para assistir ao filme.

Publicado em: 2 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo