
A primeira edição da Operação Força Azul, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes, resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de quase 1,5 mil porções de entorpecentes. A ação ocorreu entre a tarde de quinta-feira (27) e a madrugada de sexta-feira (28), com foco no distrito de Jundiapeba e Braz Cubas.
A operação foi lançada oficialmente durante a incorporação de 64 novos guardas civis municipais ao patrulhamento da Cidade. O evento, realizado no Largo da Feira de Jundiapeba, contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli (PL). Com a iniciativa, a prefeitura busca reforçar a segurança e a presença da GCM nos bairros de Mogi das Cruzes.
Entre os detidos, um homem era procurado pela Justiça. Outro suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas, enquanto um terceiro foi detido por desrespeitar uma medida protetiva. Os três foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil e ao 4º Distrito Policial de Jundiapeba, ficando à disposição da Justiça.

As porções de entorpecentes foram apreendidos pela GCM durante operação (Foto: Divulgação PMMC)
Durante a operação, a GCM apreendeu 1.486 porções de drogas, sendo 557 de maconha, 499 de cocaína, 418 de crack, seis de lânça-perfume e seis de ecstasy. Além disso, um celular foi recolhido e uma motocicleta foi localizada.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes conta com 302 agentes e realiza patrulhamento em todas as regiões da cidade em parceria com a Polícia Militar. A corporação também atua no monitoramento por câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), e conta com grupamentos especializados, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
A população pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, do COI, que atende 24 horas por dia.















