terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
1º Fórum das Mulheres Mogianas, reuniu mais de 500 pessoas para discutir políticas públicas para elas (Foto: Divulgação PMMC)

Mogi lança Monitor de Gênero e Desigualdade no 1º Fórum das Mulheres Mogianas

Mogi das Cruzes deu mais um passo na construção de políticas públicas baseadas em dados e evidências com o lançamento do Monitor Municipal de Gênero e Desigualdade. A nova ferramenta permitirá um levantamento detalhado de informações com recorte de gênero, possibilitando análises personalizadas sobre a realidade do município. Com esse avanço, será possível direcionar políticas públicas mais eficazes e garantir maior transparência para a população e organizações da sociedade civil.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28/03), durante o 1º Fórum das Mulheres Mogianas, realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). O evento reuniu mais de 500 pessoas, entre representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas, para discutir questões fundamentais voltadas às mulheres, como políticas de proteção às vítimas de violência, geração de emprego e renda, saúde e igualdade de direitos.

A prefeita Mara Bertaiolli (PL) destacou a importância de promover espaços de debate para que todas as mulheres, independentemente de classe social, raça ou identidade de gênero, sejam ouvidas. Ela reafirmou o compromisso da administração pública em construir uma rede de atenção e acolhimento às mogianas, com prioridade para ações nas áreas de Saúde, Educação e Segurança.

A secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, reforçou que as discussões iniciadas no Fórum servirão como base para a construção do Plano Municipal de Proteção às Mulheres e Promoção da Equidade de Gênero. Além disso, os debates continuarão acontecendo em escolas, entidades e demais espaços para garantir ampla participação da sociedade.

O evento contou com a participação de diversas mulheres que atuam em diferentes segmentos e compartilharam suas experiências e perspectivas. Entre elas estavam:

-Drª Ana Flávia Sales Martins Ferreira – Delegada assistente da Delegacia de Defesa da Mulher de Mogi das Cruzes, trazendo dados e reflexões sobre o enfrentamento da violência doméstica e os desafios da segurança pública.

-Camila Olivo Prado – Jovem estudante, que destacou a importância da educação e do empoderamento para a juventude feminina.

– Elaine Salin – Empreendedora, mãe solo e adotiva, que compartilhou sua trajetória e as dificuldades enfrentadas por mulheres que conciliam trabalho e maternidade.

– Fernanda Calazans – Diretora da ONG Acredita Poderosa, com atuação no acolhimento e fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

– Jaqueline Aquela – Mulher trans, cabeleireira, artista e apresentadora, que abordou a inclusão da população LGBTQIAP+ e os desafios da diversidade.

– Josiana Batista da Silva – Paratleta da seleção brasileira e bicampeã de bocha paralímpica, trazendo reflexões sobre acessibilidade e a inclusão de mulheres com deficiência no esporte e na sociedade.

– Laíne Souza – Mãe atípica, que falou sobre os desafios da maternidade de crianças com deficiência e a necessidade de suporte para essas mulheres.

– Marilucy Cardoso – Jornalista e empreendedora, abordando a presença da mulher na comunicação e a necessidade de dar voz a histórias femininas.

– Marinês Piva – Educadora e ex-vereadora, trazendo sua visão sobre a participação da mulher na política e na educação.

– Penha Cardoso – Comerciante, que ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.

– Rosana Pierucetti – Advogada e presidente da OSC Recomeçar, com forte atuação na defesa dos direitos das mulheres.

– Thais Nascimento – Secretária adjunta de Segurança de Mogi, que falou sobre as ações da cidade para garantir maior proteção às mulheres.

 

Caminhada Parque a Parque

A programação do Março por Elas será encerrada no domingo (30/03) com a tradicional Caminhada Parque a Parque. A concentração será às 7h no Parque Ayrton Nogueira, no Nova Mogilar, e a saída está prevista para as 8h, com percurso até o Parque Centenário, em Cezar de Souza.

O evento será marcado por uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que interpretará grandes sucessos de Elis Regina, uma das maiores vozes da música brasileira.

A participação na caminhada é aberta a todos, e quem quiser contribuir com a campanha social do evento pode levar produtos de higiene pessoal, como shampoo, condicionador, desodorante e sabonete líquido, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com essa série de iniciativas, Mogi das Cruzes reafirma seu compromisso com a equidade de gênero, fortalecendo ações que garantam mais segurança, inclusão e oportunidades para as mulheres do município

Leia também : Mogi das Cruzes adere ao Pacto Ninguém se Cala e amplia proteção às mulheres

Publicado em: 28 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo