
Mogi das Cruzes deu um passo importante na prevenção da violência contra as mulheres ao aderir ao “Pacto Ninguém se Cala”, iniciativa do Ministério Público Estadual. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), em cerimônia realizada na Prefeitura, reforçando o compromisso da administração municipal com a proteção e acolhimento das vítimas.
O evento contou com a presença de autoridades como o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, a promotora Vanessa Sousa, coordenadora do Pacto, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Renata Falconi Capistrano da Silva, além de representantes do Judiciário. Todos destacaram a relevância da adesão de Mogi ao projeto, que estabelece protocolos para combater a violência de gênero e promover medidas preventivas na Cidade.
A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a adesão ao Pacto simboliza um compromisso efetivo com a valorização e segurança das mulheres. “Mais do que incentivar o enfrentamento da violência contra a mulher, vamos criar uma rede de cuidado, atenção e acolhimento em toda a Cidade. Ninguém pode se calar diante da violência”, afirmou.
O vice-prefeito Téo Cusatis também falou sobre a importância da iniciativa, lembrando que Mogi das Cruzes criou a 1ª Secretaria da Mulher e vem promovendo políticas voltadas à proteção feminina. “A Cidade terá um canal sempre aberto para denúncias e para o fortalecimento da capacitação de servidores”, disse.
O procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio, reforçou que “não há tolerância à intolerância de gênero”. Segundo ele, a adesão ao Pacto reflete o compromisso de Mogi com a vida, a liberdade e os direitos das mulheres.

Assinatura do Pacto Não Se Cale (Foto: Divulgação PMMC)
Medidas Previstas
Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Alto Tietê e uma das pioneiras no Estado de São Paulo a aderir ao “Pacto Ninguém se Cala”. A iniciativa conta com 72 signatários, entre instituições, empresas e órgãos públicos, e tem como objetivo sensibilizar e orientar a população para o enfrentamento da violência contra a mulher em espaços públicos, eventos, estabelecimentos comerciais e locais de trabalho.
O protocolo prevê ações educativas e preventivas, incluindo a capacitação de servidores municipais, campanhas de conscientização e a orientação de comerciantes, bares, restaurantes e casas noturnas para fortalecer a rede de proteção às mulheres.
A secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, destacou que a adesão ao projeto será contínua e integrada a outras ações da pasta. “Mais do que um símbolo, esse compromisso será levado a sério, caminhando junto com nosso trabalho de proteção e cuidado com as mulheres”, afirmou.
1º Fórum das Mulheres Mogianas
Como parte da programação do “Março Por Elas”, Mogi das Cruzes realizará nesta sexta-feira (28) o 1º Fórum das Mulheres Mogianas. O evento acontecerá no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e reunirá representantes de diversos setores da sociedade para debater temas como políticas públicas, geração de emprego e renda, proteção às vítimas de violência e inclusão social.
Participarão das discussões: a delegada assistente da Delegacia de Defesa da Mulher de Mogi das Cruzes, Ana Flávia Sales Martins Ferreira, a jovem estudante Camila Olivo Prado; a empreendedora, mãe adotiva e solo, Elaine Salin; a diretora da Ong Acredita Poderosa, Fernanda Calazans; a mulher trans, cabeleireira, artista e apresentadora, Jaqueline Aquela; a paratleta da seleção brasileira e bicampeã de bocha paralímpica, Josiana Batista da Silva, a mãe atípica Laíne Souza, a secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, a jornalista e empreendedora Marilucy Cardoso, a educadora e ex-vereadora Marinês Piva, a comerciante Penha Cardoso, Rosana Pierucetti – advogada e presidente da OSC Recomeçar, Rosana Pierucetti, e a secretária adjunta de Segurança de Mogi, Thais Nascimento.
As inscrições para o evento estão abertas no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes: clique aqui para se inscrever.
Caminhada Parque a Parque
A programação do “Março Por Elas” será finalizada no domingo (30) com a Caminhada Parque a Parque. A concentração será às 7h, no Parque Ayrton Nogueira, no Nova Mogilar, com saída às 8h e chegada ao Parque Centenário. No local, o Fundo Social de Solidariedade arrecadará produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A participação é gratuita e os organizadores sugerem que os participantes vistam camisetas brancas ou rosas. Durante o encerramento, haverá uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes em homenagem a Elis Regina.
A programação completa do “Março Por Elas” pode ser acessada no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.














