terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes (Foto: Divulgação CMMC)

Câmara de Mogi das Cruzes aprova criação do Diário Oficial Eletrônico do Município

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que institui o Diário Oficial Eletrônico do Município. A medida busca modernizar a divulgação de atos oficiais, com o objetivo de aumentar a transparência e reduzir os custos para a administração pública.

A proposta centraliza a publicação de atos normativos, processuais, administrativos e demais comunicados em um único meio digital de responsabilidade do próprio município. Segundo o Executivo, a criação do Diário Oficial Eletrônico “visa assegurar maior autonomia da Administração Pública na gestão das publicações oficiais, reduzindo a dependência de canais externos”.

A implementação do novo sistema também tem como finalidade substituir a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOESP), que gerou um custo de quase R$ 3 milhões em publicidade institucional entre 2023 e 2024. Para a prefeita Mara Bertaiolli, o Diário Oficial Eletrônico representa “um grande avanço estratégico na gestão dos recursos públicos, modernizando a publicidade e a transparência institucional sem comprometer a segurança e a confiabilidade das informações e atos divulgados”.

O projeto de lei determina que o Diário Oficial Eletrônico atenderá aos requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A responsabilidade pela manutenção e funcionamento do novo sistema ficará a cargo da Secretaria Municipal de Governo e Transparência, em cooperação com a Coordenadoria de Comunicação Social.

A expectativa é que a iniciativa traga maior agilidade na divulgação de informações, facilite o acesso para cidadãos e servidores públicos e estimule o controle social e a participação popular. A data de início da publicação do Diário Oficial Eletrônico será definida por meio de decreto.

Durante a discussão do projeto, a vereadora Inês Paz (PSOL) levantou preocupações sobre o acesso digital. “É um diário eletrônico muito importante, mas não podemos esquecer que a pandemia nos demonstrou que há desigualdade no mundo digital. Quantas pessoas não têm acesso ao mundo digital? A preocupação que eu trago é que precisamos aprimorar para que a informação chegue a todas as pessoas”, destacou a parlamentar.

Publicado em: 19 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo