terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Google Maps

Moradores de Sabaúna reclamam de queda de energia constante no distrito; EDP culpa o clima

Por Sabrina Pacca

Há alguns meses os moradores do distrito de Sabaúna reclamam que as quedas de energia elétrica no local são constantes e acabaram se tornando um problema crônico. A reportagem da Vanguarda já fez algumas matérias pontuais falando do assunto, mas nas ultimas semanas, segundo eles, a situação piorou.

Na quinta-feira passada, por exemplo, a energia foi interrompida por volta das 23 horas e só foi voltar no dia seguinte, no final da tarde. Segundo uma moradora que optou por não se identificar, o problema maior acontece tanto na rede pública, quanto nas casas da Avenida José Figueira, que é a principal de Sabaúna. ´Nao aguentamos mais reclamar para a EDP e eles demoram demais para tomar uma providência. Outro dia eu contei 10 protocolos diferentes para uma mesma reclamação. E com o passar do tempo está demorando mais e mais para virem religar a luz. Esse final da semana passada foi difícil porque ficamos um dia inteiro sem energia`, afirma a moradora.

O marido dela, que também não quer se identificar porque trabalha como caseiro em um sítio de Sabaúna, flagrou uma equipe da EDP, que é a concessionária de energia elétrica na Cidade, sentada, inerte, dentro do veículo, sem executar serviço algum. ´Eles chegaram, ficaram cinco minutos parados no veículo e não consertaram a rede`, destacou o caseiro (veja o vídeo).

 

O que diz a EDP

Em nota, a EDP diz que ´reitera seu empenho em garantir um serviço com segurança e qualidade a todos seus clientes e destaca que os efeitos das alterações climáticas no Alto Tietê têm provocado eventos cada vez mais intensos, que impactam diretamente as redes de distribuição de energia local`. Leia  nota completa:
´A chegada do verão deste ano veio acompanhada por uma forte onda de calor com tempestades severas, associadas a chuvas intensas, raios e fortes rajadas de vento.
A passagem de tempestades como estas provocam ocorrências envolvendo, principalmente, queda de galhos, árvores, e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de reparo por conta da complexidade e elevam de forma expressiva o nível de criticidade da operação do sistema elétrico.
Para mitigar este impacto, desde novembro do ano passado, a EDP mantém em operação o Plano Verão 2024/2025. O planejamento estratégico inclui o reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, também é feita a migração de técnicos de outras regionais para áreas com maior impacto em dias de temporais.
A companhia atua com a parceria de órgão de previsão de clima para relatórios especializados, ampliando a eficácia da sua gestão operacional no atendimento aos clientes e realiza o gerenciamento da operação por meio do COI. A atuação é realizada em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.
Entre as ações preventivas para reduzir o impacto das tempestades está a poda de vegetação em contato com a rede ao longo do ano. Em Mogi das Cruzes, foram executadas no ano passado mais de 30 mil podas de árvores, além da limpeza de cerca de 24 mil m² de vegetação na faixa de domínio. Em Sabaúna especificamente, foi realizado um mutirão de podas entre os dias 14 e 18 de fevereiro deste ano.
A EDP reforça que mantém uma parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio do “Dia D da Poda” com relação ao manejo da arborização municipal, para mapeamento de pontos com necessidade de atuação emergencial, visando garantir a segurança e qualidade do fornecimento de energia aos clientes.  No caso de terrenos particulares, cabe ao proprietário o manejo preventivo`.

Publicado em: 17 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo