terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Jonny Ueda

Prefeitura de Mogi vai organizar onze ambulantes na área central para conciliar com comércio formal

Por Sabrina Pacca

O centro de Mogi das Cruzes começa a passar por uma revitalização completa. A ideia da Prefeitura Municipal é deixar a área de compras mais bonita, atrativa e viável para os comerciantes, tanto para os formais, quanto para os empreendedores de rua, bem como para os consumidores. Por isso, além do mutirão de zeladoria que está sendo executado, haverá o deslocamento de uma pequena parte dos ambulantes que, atualmente usa vias importantes e movimentadas da área central, para a Praça Oswaldo Cruz.

Segundo o chefe de gabinete, Eli Nepomuceno, quando a prefeita Mara Bertaiolli assumiu, encontrou diversos problemas na Cidade. Um deles foi a desorganização e deterioração do centro. Ele informou à reportagem da Vanguarda que existem 274 empreendedores de rua licenciados em Mogi e que, desse total, apenas onze deles serão deslocados de ruas como a Doutor Deodato Wertheimer, Paulo Frontin e Flaviano de Melo, para a Praça Osvaldo Cruz.

Ele disse, ainda, que a Administração está acompanhando, de perto, toda a polêmica que essa decisão está causando, especialmente fomentada nas redes sociais, mas que a verdade é que a mudança deve causar impacto positivo não só para os comerciantes formais, como para os próprios ambulantes.

´Não estamos fazendo as coisas de forma apressada. Houve uma conversa intensa com esses onze ambulantes e, claro, nunca é fácil tomar esse tipo de decisão, mas é muito necessário para que possamos melhorar a mobilidade urbana, já que eles estão se concentrando em vias de grande circulação de pessoas e principalmente, retirar a concorrência desleal com os comerciantes formais que pagam seus impostos, aluguel dos pontos, funcionários e, portanto, não conseguem vender os produtos com o mesmo preço dos ambulantes. Não podemos ter em frente a uma loja de roupas, uma barraca que vende roupas. Isso não é justo`, salientou Nepomuceno.

Por isso, a Praça Osvaldo Cruz, conhecida como Praça do Relógio, vai passar por uma revitalização para receber esses onze comerciantes informais. O chefe de gabinete diz que já estão sendo feitos jardinagem, pintura de guias, manutenção de bancos e lixeiras, além da iluminação que será melhorada. Ele lembra que a própria EDP, concessionária de energia, a pedido da prefeita Mara, está organizando a fiação de energia para deixar a área central e bairros mais harmônicos, com menos poluição visual.

A Praça Oswaldo Cruz também deve ter a Guarda Municipal de volta à sua base, oferecendo mais segurança a todos que circulam pelo local. A ideia geral é que, aos poucos, a área central de Mogi voltará a ser interessante para novos empreendedores e que o comércio mogiano seja forte novamente, gerando emprego e renda e oferecendo boas opções aos consumidores da Cidade.

Publicado em: 13 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo