
Silvia Chimello
O vereador Pedro Komura (União Brasil) usou suas redes sociais para chamar a atenção para os problemas estruturais do piscinão do Parque Santana, em Mogi das Cruzes. Em um vídeo, ele mostrou sinais de erosão e infiltração nas paredes da estrutura, que faz fundo para o Parque da Cidade, além de mato alto e muita sujeira acumulada no local.
Komura destacou a preocupação dos moradores da região, que o procuraram alertando para o risco de desmoronamento da estrutura caso não sejam feitas intervenções de contenção. No vídeo, é possível ver uma grande quantidade de água escorrendo da área do Parque, vinda do Rio Negro, que passa ao lado do piscinão.
“O problema é que a falta de drenagem está solapando a base da parede do piscinão. Isso é muito sério. A Prefeitura precisa tomar providência e realizar as obras para evitar as consequências”, explicou.
O parlamentar observa que o piscinão foi criado justamente para evitar enchentes e é fundamental garantir a manutenção e segurança da estrutura para que ela cumpra seu papel de forma eficiente.
Providências
Em resposta às questões levantadas pelo vereador e pelos moradores, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria esclareceu que “o trecho do muro que colapsou não é a estrutura de sustentação do piscinão e, portanto, não há risco de desmoronamento”. Segundo a pasta, a recuperação será feita por uma empresa especializada, contratada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.
Já a limpeza do local, incluindo a movimentação do sedimento acumulado para secagem e posterior remoção, está prevista para o início de abril, quando começa o período de estiagem, facilitando a execução dos trabalhos.
Apesar da resposta da Prefeitura, os moradores seguem apreensivos e aguardam que as obras sejam iniciadas o quanto antes, para evitar problemas ainda maiores no futuro.














