terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Prefeitura de Mogi cria secretarias e promove uma reestruturação em diversas pastas (Foto: Divulgação PMMC)

Prefeitura Mogi das Cruzes criará duas secretarias, reduzirá cargos e economizará R$ 853 mil anuais

Por Silvia Chimello

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei Complementar (PLC) do Executivo, que promove uma reorganização na estrutura administrativa da Prefeitura. As mudanças incluem a criação das secretarias da Mulher e da Longevidade 60+, o desmembramento do setor de Infraestrutura Urbana e a reestruturação das pastas de Planejamento e Gestão Estratégica e de Transparência e Dados Abertos.

Com a aprovação do projeto, a Prefeitura extinguirá 30 cargos e criará outros 21. Segundo estudos apresentados pelo Executivo, as alterações não terão impacto financeiro e ainda gerarão redução de despesas. “As mudanças realizadas pela Administração Municipal permitirão uma economia de R$ 853 mil por ano”, destacou o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, Vitor Emori.

Projeto foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira (5) – Foto: Divulgação / CMMC

A maioria dos vereadores se manifestou durante a votação para ressaltar a importância da criação das novas secretarias, uma inovação da atual gestão. Segundo os parlamentares, a medida permitirá a implementação de políticas públicas voltadas para mulheres e idosos. Eles também lembraram que a prefeita Mara Bertaiolli (PL) é a primeira mulher eleita para o cargo na história de Mogi das Cruzes.

Na justificativa do projeto, o Executivo destacou que, em seu Plano de Governo, uma das prioridades é a proteção e a promoção dos direitos fundamentais das mulheres. “É preciso que haja uma estrutura específica destinada a essa importante e urgente missão”, diz o texto. Sobre a Secretaria da Longevidade, o governo municipal afirma que sua missão será garantir aos idosos uma vida digna, segura e com oportunidades de interação social e convivência comunitária.

O projeto também justifica a extinção das pastas de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag) e de Transparência e Dados Abertos com base em estudos feitos pela equipe de transição de governo, entre novembro e dezembro de 2024. Segundo a análise, ambas estavam superdimensionadas e possuíam excesso de cargos comissionados.

 

Presidente da Câmara, Francimário Vieira – Farofa – Foto: Divulgação / CMMC

O presidente da Câmara, Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL), explicou que, assim que o projeto chegou à Casa, no final de janeiro, foi distribuído aos vereadores, que decidiram acelerar a votação. “Também colocamos o nosso jurídico à disposição para analisar o projeto. Essas duas novas secretarias serão muito importantes e, o melhor, sem gastos extras para a Prefeitura”, afirmou.

Além de exaltar a importância das secretarias da Mulher e da Longevidade, ele defendeu a extinção da Seplag, argumentando que a pasta “funcionava como um grande cabide de empregos da gestão anterior”.

Vereador Bi Gêmeos – Foto: Divulgação / CMMC

O vereador Milton Lins da Silva – Bi Gêmeos (PSD) também se pronunciou, afirmando que a extinção da Seplag era necessária para melhorar a gestão pública. Ele argumentou que a secretaria havia sido criada com poderes para interferir em outras pastas, como Finanças, decidindo como os recursos deveriam ser utilizados. “Agora, tudo voltará a funcionar da maneira correta, deixando essa responsabilidade para a Secretaria de Finanças”, pontuou.

Mudanças

Dentro do processo de reorganização administrativa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana será desmembrada em duas: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, como era antes da gestão Caio Cunha (Podemos).

Além disso, algumas secretarias terão os nomes alterados:

– Secretaria de Agricultura e Abastecimento passará a se chamar Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar.

– Secretaria Municipal de Saúde será renomeada para Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.

– Secretaria de Assuntos Jurídicos passará a se chamar Secretaria de Assuntos Jurídicos e Relações Institucionais.

– Secretaria Municipal de Urbanismo será renomeada para Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação será convertida em Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Secretaria Municipal de Gestão Pública passará a se chamar Secretaria de Gestão e Contratações Públicas.

– Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana será renomeada para Secretaria de Mobilidade e Trânsito.

Reforma Administrativa

Apesar da aprovação do projeto, a prefeita Mara Bertaiolli decretou a criação de um grupo de trabalho para estudar a reorganização dos recursos humanos municipais. A iniciativa foi motivada por um acórdão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), publicado em 17 de dezembro de 2024, que declarou inconstitucionais 223 cargos de chefe de comissão criados na gestão anterior, em 2023.

A Vanguarda apurou que esse grupo de trabalho deverá propor uma nova reforma administrativa nos próximos meses para adequar a Prefeitura às determinações do TJ-SP.

Emendas 

O Projeto de Lei Complementar foi aprovado com duas emendas aditivas da Comissão de Justiça e Redação. Elas determinam que as novas secretarias (da Mulher e da Longevidade) deverão atuar em harmonia com os Conselhos Municipais da Mulher e do Idoso. As emendas foram aprovadas com votos contrários do vereador Mauro Araújo (MDB), que discordou do termo “harmonia”. Segundo ele, “os conflitos sempre existem e fazem parte das discussões com os conselhos”.

Apoio

O vereador Iduigues Martins (PT) destacou a importância da nova Secretaria da Mulher e afirmou que acompanhará sua atuação para garantir que cumpra a função de criar políticas públicas. Vários vereadores manifestaram apoio ao projeto, especialmente as vereadoras Malu Fernandes (PL), Inês Paz (PSOL) e Priscila Yamagami (PP).

Vereador Mauro Yokoyama – Mauro do Salão – Foto: Divulgação / CMMC

Já o vereador Mauro do Salão, que assumirá a Secretaria da Longevidade, pediu apoio dos colegas. “Sei que teremos muitos desafios com essas novas pastas e peço humildemente a ajuda desta Casa para conduzir essa secretaria”, declarou. Com sua saída da Câmara, sua vaga será ocupada por Antonio José da Silva Neto (PL), o Tonhão, eleito como primeiro suplente do partido nas eleições municipais de 2024.

A secretaria da Mulher será comandada por Lívia Bolina.

Publicado em: 5 de fevereiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo