
Todas as terças-feiras é realizado o “Dia D da Poda” de árvores em vários pontos de Mogi das Cruzes. A ação semanal da Prefeitura Municipal reúne equipes das secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal, de Infraestrutura Urbana, de Agricultura e de Mobilidade Urbana, em conjunto com profissionais técnicos e operacionais da EDP – concessionária responsável pelo serviço de fornecimento de energia elétrica.
Somente nas duas primeiras edições do Dia D da Poda, neste mês de janeiro, foi realizada a poda de 160 árvores, além de corte de 60 metros lineares de touceiras de bambu.
O objetivo do trabalho, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patrícia Cesare, é a adequação de árvores para prevenir e minimizar eventuais problemas causados, principalmente, por galhos que possam atingir a rede elétrica primária e secundária em estradas rurais e urbanas, interferindo no fornecimento do serviço.
“Estas intercorrências podem levar à queda de energia elétrica e bloqueio do tráfego local. Com as podas periódicas, diminuímos a probabilidade deste tipo de problema, que é muito comum nesta época do ano devido ao período de chuvas e ventos fortes, levando prejuízos aos moradores dos mais diversos bairros da cidade”, explica.
Ainda segundo a secretária, para a identificação dos locais problemáticos, periodicamente são realizadas vistorias preventivas. “Técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Agricultura, além da EDP, verificam os pontos mais urgentes que necessitam de ação imediata”, completa Patrícia.
Ação permanente
Independentemente do ‘Dia D’, a poda de árvores urbanas, fora de propriedade privada, é realizada de maneira contínua pela Prefeitura. As solicitações devem ser feitas pelo aplicativo Colab (disponível para sistemas IOS e Android) ou pelo telefone 156.
Em casos de pedido de poda de árvores que estão em contato com a rede elétrica, o trabalho é realizado em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal e pela EDP. São agendadas ações de campo conjuntas e, nesses dias, as duas equipes atuam juntas, como acontece no “Dia D da Poda”.
Secretaria de Meio Ambiente fará supressão de árvore com risco de queda na calçada do Cemitério São Salvador
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal realizará nesta quarta-feira (29/1), a partir das 8 horas, a supressão de uma árvore Tipuana localizada na calçada em frente ao Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano. A árvore é de grande porte e um laudo técnico elaborado pela Defesa Civil indicou a necessidade de supressão, pois existe risco de queda. Após a retirada dos galhos e limpeza do local, a secretaria fará a recomposição e preparação do solo, que receberá futuramente o plantio de uma nova árvore.
Para a realização do trabalho de supressão, serão mobilizados funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que farão o corte e a retirada dos galhos, e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que orientarão os motoristas e pedestres durante o trabalho, garantindo a segurança viária do entorno.
No final do ano passado, por conta das chuvas de verão, uma árvore de grande porte localizada na mesma calçada foi derrubada pelos fortes ventos. A supressão da espécie programada para esta quarta-feira (29/1) tem como objetivo prevenir ocorrências deste tipo.















